Publicada em 06 de Fevereiro de 2014 �s 08h32
Desde o ano de 2011, que os servidores públicos do Estado do Piauí comemoram aquela que, para a maioria, é a maior conquista e reconhecimento de seu trabalho: a atualização da tabela de pagamento de acordo com o Plano de Cargos e Salários.
A atualização já contemplou 90% do funcionalismo público do Estado. Uma das primeiras categorias beneficiadas foram os policiais militares, com um acordo que garantiu reajuste de ate 111%, escalonados em um período de quatro anos (2012-2015), com índices privilegiando cabos e soldados. Também foram beneficiados os delegados de Polícia e demais policiais civis.
“A aprovação de planos de Cargos e Salários para várias categorias dentro do serviço público estadual e os reajustes salariais são formas efetivas de reconhecer o trabalho dos servidores do Estado do Piauí e também de incentivá-los. Muitos dos planos aprovados, são reivindicações antigas que durante toda a nossa gestão estamos conseguindo transformar em realidade”, disse o governador Wilson Martins.
Também tornaram-se realidade os planos dos Técnicos Administrativos da Uespi, assim como os Fiscais Agropecuários da Adapi, dos servidores do Detran, da Fundação Cepro e dos profissionais de saúde, conquista que diferencia o Piauí de outros estados.
Na educação, o aumento nos proventos mensais já é realidade para 32 mil docentes e resultaram em ganhos bem acima da média nacional. Um exemplo é o piso salarial dos professores, que no Piauí é quase 16% acima do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação, com os professores da rede pública de ensino básico sendo os mais bem pagos.
Para a servidora Isa Orlene Vasconcelos, professora da rede pública há mais de 20 anos, o reajuste foi uma forma de garantir o reconhecimento do trabalho da classe. “Nós da educação carregamos uma responsabilidade muito grande que é formar cidadãos, educar pessoas que futuramente contribuirão com a sociedade, então, ver o nosso salário aumentado é muito bom, mostra que o nosso trabalho não foi em vão”, pontua a professora.
Neste início de 2014 está sendo finalizado acordo para reajuste salarial dos servidores da chamada Tabela Geral, que somam mais de 19 mil funcionários. Todos esses servidores também tiveram reajuste em cada um dos últimos três anos.
Principais Planos de Cargos e Reajustes 6 Planos de Cargos e Salários
Profissionais de Saúde
- Fiscais Agropecuários da Adapi - Gestores Públicos e Analistas de Planejamento e Orçamento - Funcionários do Detran - Funcionários da Fundação Cepro - Técnicos Administrativos da Uespi
17 Leis de Reajustes Salarial
- Professores da educação básica - Professores da Uespi - Médicos - Policias Militares - Engenheiros, arquitetos e Geólogos - Auditores governamentais - Procuradores do estado - Defensores públicos - Agentes penitenciários - Servidores fazendários - Delegados de polícia - Policias civis (demais funções) - Outras três leis beneficiarão mais de 19 mil servidores da Folha Geral