Publicada em 08 de Março de 2015 �s 15h41
Depois de participar de solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na penitenciária feminina, a secretária da Segurança, delegada Eugênia Villa, juntou-se ao deputado Federal, Fábio Abreu, em café da manhã promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para comemorar a data.
A coordenadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Lurdinha Nunes, relembrou a luta das mulheres piauienses ao longo do tempo e disse confiar na nova gestão da Secretaria de Segurança. Socorro Carvalho, presidente do Conseg do bairro Macaúba, disse que é preciso ter os gestores mais presentes nas comunidades para ver e ouvir o que a população tem a dizer.
Fábio Abreu agradeceu o apoio da esposa, presente ao encontro, e lembrou o papel importante de sua mãe para que pudesse estudar. O futuro secretário de Segurança explicou que a participação dos conselhos comunitários será importante para elaboração do Plano Estadual de Segurança. “Queremos aproximar nossa equipe, que também é formada por muitas mulheres competentes, dos Conselhos Comunitários para ouvir o que as entidades têm a dizer sobre os problemas que enfrenta. Precisamos unir todas as forças para vencer a criminalidade. Estamos dispostos a percorrer as comunidades em Teresina e no interior, pois é preciso conhecer de perto o problema para levar soluções para a população”, afirmou ao tempo em que agradeceu o convite do presidente do Conseg-PI, coronel Valdinar Oliveira.
Eugênia Villa disse que a esquipe da SSP-PI está unida e defendeu a postura de Fábio Abreu sobre a elaboração do Plano Estadual de Segurança. Para a secretária Interina a polícia tem que se abrir às comunidades.
“Temos feito esse diálogo com nossa equipe porque não se faz planejamento em segurança pública sem a participação das comunidades e outros setores, como a própria justiça. Uma das maiores virtudes do Fábio Abreu é que ele sabe escutar e por isso estamos conseguindo fazer uma integração em nossas ações. Vamos democratizar a polícia para as comunidades”, concluiu afirmando que esta é uma determinação do Governador Wellington Dias.
Também participaram do encontro o subcomandante da Policia Militar, coronel Lindomar Castilho; a delegada da Mulher, Vilma Alves; a promotora Leida Diniz; juíza da Infância e Juventude, Maria Luíza; o coordenador da Polícia Comunitária, coronel J. Oliveira; representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Teresina e do interior.