Os servidores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda comemoram a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Piauí, do Plano de Cargos e Carreiras da categoria. Cerca de 500 funcionários de todo o Piauí, entre efetivos na ativa e aposentados, foram beneficiados com a medida que passa a valer a partir deste mês de julho.
A garantia da implantação do novo piso salarial dos servidores é do diretor-geral do DER, José Dias, que destaca o empenho da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para tratar desse impasse salarial, que já se arrastava há mais de dez anos.
“Há muito tempo que nossos servidores lutavam para compensar essas perdas salariais. Após entendimento entre a Secretaria da Administração e da Fazenda, o governador determinou que a situação dos nossos funcionários finalmente fosse regularizada. Agora, certamente, com essas conquistas, teremos um departamento com funcionários que terão perspectivas de carreira e toda a tranquilidade necessária para o bom desempenho das nossas atividades”, avalia José Dias.
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria estava judicializado desde 2004, mas, por determinação do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva, buscou entendimento com os representantes da categoria e o projeto pôde ser aprovado sem alterações pelo Poder Legislativo.
Com a aprovação do PCCS, o piso salarial dos funcionários vai variar de R$ 1,6 mil a R$ 8 mil. Eles também terão direito a adicional por tempo de serviço, além de outras vantagens.