O município de Picos, 306 km ao Sul de Teresina, teve dois feriados antecipados, nesta quinta (4) e sexta-feira (5), e alguns estabelecimentos ficarão fechados nesses dias e no domingo (7) para incentivar o isolamento social no município, que é o terceiro com maior número de casos no estado.
Os feriados municipais de 15 de agosto, do Dia de Nossa Senhora dos Remédios (padroeira da cidade) e de 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, foram antecipados após aprovação Câmara Municipal de Picos e sanção do prefeito Padre Walmir (PT).
Tudo fechado. Sem comércio, sem movimentação. Isso é para que todos se esforcem no combate a disseminação do coronavírus e para nos preparar para a reabertura gradativa do comércio a partir da segunda-feira (8), informou o prefeito.
Por decreto emitido nessa quarta-feira (3), a prefeitura suspendeu o funcionamento de supermercados, mercados, minimercados, loterias, correspondentes bancários, cooperativas de créditos e agências bancárias.
Fiquem em casa. Esses feriados não são para passeio, não são para churrasco, não é para juntar amigos para ver lives. A maioria dos casos em Picos aconteceram pelo não cumprimento das recomendações", declarou Padre Walmir.
Ficando apenas as agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil autorizadas a funcionar exclusivamente para o pagamento do auxílio emergencial nos dias 4 e 5, das 8 às 12 horas.
O não cumprimento das determinações pode resultar em multa, de R$ 10 mil a R$ 50 mil, além de se caracterizar, segundo a prefeitura, como crime de desobediência e crime contra a saúde pública, que podem resultar nas punições previstas no Código Penal.
O problema é que o isolamento pode passar a ilusão de que a doença não está existindo e algumas pessoas confiam nisso para sair, mas essa sensação acontece justamente porque o isolamento funciona, disse o secretário de saúde de Picos.
O secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, disse ao G1 que a prefeitura está monitorando as ruas da cidade. "Podemos ver que a cidade está parada. Claro, algumas pessoas desobedecem, mas esses feriados e o final de semana vão ajudar para a diminuição dos casos", disse.
O gestor acredita que os feriados e o final de semana vão contribuir para conter o aumento de casos. "Mesmo que algumas pessoas furem o isolamento, o número de diminui em relação ao funcionamento normal", afirmou.
Terceira cidade com mais casos
Picos registrou 206 casos confirmados da Covid-19, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite dessa quarta-feira (3), sendo a terceira cidade com maior número de casos, atrás apenas de Teresina e Parnaíba.
O município registrou, até o momento, quatro mortes pela doença. O Hospital Regional Justino Luz é referência no atendimento à Covid-19 na cidade.
Conforme o boletim dos leitos hospitalares da Sesapi, a unidade de saúde tem 35 leitos clínicos, dos quais 8 estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 22,9%.
Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são 10, dos quais dois estão ocupados (20%). O hospital tem dois leitos de estabilização, que estão livres.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.