Publicada em 05 de Novembro de 2015 �s 10h40
A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, esteve reunida, na quarta-feira (4), com o prefeito de Picos, Valmir Lima, para tratar da adesão do município à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Participaram da reunião, o secretário-geral da Jucepi, Monteiro Júnior, além de consultores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), parceiro na implantação do programa.
Alzenir Porto destacou a visão empreendedora do prefeito, que autorizou a adesão do município ao programa Redesim de desburocratização e simplificação da abertura de empresas. “Agradeço a receptividade do prefeito Valmir que abriu as portas do município para as inovações da Jucepi. Firmamos uma parceria que beneficiará o empresariado, estimulando a formalização de negócios com impacto positivo na geração de emprego e renda para a macrorregião de Picos”, afirma a presidente.
Com a implantação da Redesim, o município deve adotar medidas de simplificação e desburocratização das regras para licenciamento e formalização de empresas, tornando o ambiente de negócios mais atraente e seguro para os empreendedores. Para isso, os gestores dos órgãos de licenciamento de Picos serão treinados por consultores do Sebrae em workshop agendado para o dia 26 e 27 de novembro.
A Redesim é um programa de políticas públicas, criado pela Lei 11.598 de 2007, para racionalizar os processos de registro e licenciamento empresarial. No Piauí, a implantação é uma ação conjunta da Jucepi e Sebrae-PI, por meio de um subcomitê gestor estadual. A meta é implantar a rede nos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Piripiri e Campo Maior até dezembro de 2015. Nesse caso, compete ao Sebrae mobilizar e treinar os municípios envolvidos, além de apoiar a Junta Comercial na digitalização do arquivo das empresas.
Visita ao posto da Jucepi e órgãos de licenciamento
Nesta quinta-feira (5), a presidente Alzenir Porto e o secretário-geral, Monteiro Júnior, realizam visita às instalações da Junta Comercial e aos órgãos municipais de licenciamento de empresas, em Picos. A Jucepi possui um posto de atendimento para o protocolo de entrada e recebimento de processos que beneficia 20 municípios da região.