Publicada em 13 de Outubro de 2014 �s 09h48
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) abre, nesta terça-feira (14), a edição da feira PiauíTec 2014, que integra o calendário nacional da Semana da Ciência & Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MDIC). Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o evento contempla além da feira, palestras, clínicas tecnológicas, oficinas, minicursos e bate-papos com pesquisadores, que objetiva despertar os jovens para a ciência. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação que inicia a partir das 17h, no período de 14 a 16 de outubro, no Parque Nova Potycabana.
Na abertura, o debate Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: o desafio de unir a academia e setor produtivo. Iniciativa pioneira, vai mostrar que é possível a parceria IESs e setor produtivo, uma vez que aquelas instituições podem apresentar soluções inovadoras para um mercado cada vez mais competitivo, é o que afirma a secretária Patrícia Freitas. “O fomento à pesquisa traz resultados exitosos para as empresas e universidades. É uma aliança para promover o desenvolvimento, beneficiando os dois lados: academia e as empresas”, afirma, “sendo uma contribuição da Sedet para apontar caminhos e oportunidades para o financiamento de pesquisas, proporcionando o desenvolvimento sustentável”.
Outra atividade é a homenagem à personalidade que tenha realizado ações em prol do desenvolvimento social. Este ano, será concedido ao padre Tony Batista, que desenvolve a Ação Social Arquidiocesana (ASA), uma entidade civil, sem fins lucrativos. Criada em 1956, por Dom Avelar Brandão Vilela, a ASA é hoje uma das mais bem sucedidas entidades piauienses voltadas à assistência de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ASA tem outros compromissos sociais como: a Casa de Zabelê; Cidadania Ativa; Escola Aberta; Integrar; Jovem Aprendiz; Liberdade, Assistência Comunitária; Centro Maria Imaculada; Lar da Fraternidade; Caminhada da Fraternidade e Lar de Misericórdia.
A PiauíTec 2014 conta com importantes parceiros: Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal de Ensino do Piauí (IFPI).