Publicada em 20 de Outubro de 2012 �s 10h42
Personalidades, belezas naturais, cultura e a história do Piauí foram exaltadas durante a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, na noite dessa sexta-feira (19), em comemoração ao aniversário de 190 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. A cerimônia aconteceu no Theatro 4 de Setembro - a mais tradicional casa de espetáculos do Estado.
A Ordem do Mérito Renascença é a mais alta comenda do Piauí e representa a gratidão e homenagem às pessoas que, durante sua história de vida, contribuíram com o desenvolvimento do Estado. O grão-mestre do ato solene, o governador Wilson Martins condecorou, com a entrega de insígnias e diplomas, 39 personalidades.
Os homenageados receberam os graus de Oficial, Cavaleiro, Comendador e Grande Oficial, entre eles vários artistas, educadores, empresários, advogados, pesquisadores e pessoas reconhecidas pela cultura popular.
Maria Osório, 81 anos, foi uma das personalidades que recebeu a comenda. Professora com décadas de dedicação ao Magistério, ela foi lembrada no discurso do governador Wilson Martins, quando o gestor contou fazer parte das centenas de alunos ensinados por ela, no povoado do Estreito, atualmente a cidade de Santa Cruz do Piauí.
“Hoje, homens e mulheres que prestaram grandes serviços ao nosso Estado foram lembrados, mas quero ressaltar, em especial, a presença da dona Maria Osório e, através da grandeza que ela representa, homenagear a todos” disse o governador Wilson Martins.
Na ocasião, o governador fez um resgate histórico da independência do Piauí e, também, lembrou às diversas conquistas de desenvolvimento do Estado, como o crescimento na erradicação da pobreza, melhorias do sistema de saúde, a classificação do Estado como a população que detém o segundo maior poder de consumo do Brasil, a implementação de projetos e construção de estradas.
O advogado Mário Roberto Pereira, homenageado a Comendador, enalteceu a oportunidade de viver do Estado. “Estou repleto de um sentimento de gratidão e desejo de continuar servindo e contribuindo com o desenvolvimento do Estado. Somos todos filhos dessa terra querida e essa homenagem nos torna ainda mais responsável por ela”, finalizou.