Publicada em 07 de Fevereiro de 2014 �s 10h29
Três estudantes oriundos da rede pública de ensino do Piauí embarcam nas primeiras horas deste sábado (8), para Joinville, em Santa Catarina. O voo para o Sul do Brasil é motivado pela realização de um grande sonho: estudar na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil - a única escola da companhia fora da Rússia. O embarque acontece à 1h.
Segundo Sylvya Suzane, coordenadora do Programa Mais Educação, da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), os alunos selecionados irão estudar por oito anos na filial catarinense, com todas as despesas pagas pelo Governo do Piauí.
“Além de ensino gratuito, as crianças recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, atendimento fisioterápico e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para garantir tudo isso, os estudantes devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino fundamental e médio”, explica.
Sylvya destaca que para chegar aos três selecionados, que são Iuri Santos Campelo, da Unidade Escolar Modestina Bezerra; Alexsandro Pereira da Silva Filho, da Unidade Escolar Adamir Leal; e Izabela de Andrade dos Santos, da Unidade Escolar Átila Lira, foi feita uma rigorosa seleção.
“Primeiro, eles passaram por uma pré-audição nas próprias escolas em que estudavam. Depois, representantes da Escola Bolshoi vieram a Teresina e selecionaram alguns alunos, que em seguida foram para Joinville passar pela etapa final”, conta.
Essa experiência só é possível porque o Governo do Estado, através da Seduc, mantém uma parceria há quase 11 anos, por meio de um convênio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, possibilitando aos jovens de escolas estaduais a obtenção de uma bolsa de estudos em curso técnico-profissionalizante da Escola.
Hoje, o Piauí conta com vários profissionais, já formados pela Escola, e que estão espalhados pelo mundo em companhias de dança no Canadá, Estados Unidos, no Rio de Janeiro, escolas de Teresina e do próprio Bolshoi.
Expectativa
Alexsandro Pereira, de 11 anos, é um dos estudantes piauienses que segue para Joinville nesta madrugada. "É muita ansiedade. Não vejo a hora de chegar lá e iniciar as atividades. Quero estudar, aprender e alcançar os meus objetivos", relata.
Por outro lado, a mãe do estudante, Karina Amorim, já está cheia de saudade do filho. "Ficamos com o coração apertado, mas sabemos que nossos filhos estarão em boas mãos. É um futuro promissor. Vejo o sonho do meu filho se concretizar", disse.