Publicada em 20 de Maio de 2015 �s 10h22
O Piauí conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), realizado na cidade de São Paulo (SP), nos dias 16 e 17 de maio. Jailson de Sousa foi ouro na categoria faixa branca peso leve (-76 kg) e Bruno Felinto conquistou a medalha de bronze na categoria faixa marrom peso leve (-76 kg). Os atletas tiveram o apoio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) para viajaram até São Paulo na busca por medalhas.
Jailson de Sousa é um destaque da modalidade. O atleta de 22 anos, assim como Bruno Felinto, foi ranqueado para participar do Campeonato Brasileiro de JJ pela primeira vez. “O nível estava muito alto e foi um campeonato muito bom. O diferencial é que eu e o Bruno somos de equipes diferentes e participamos desse Brasileiro representando o estado do Piauí”, conta o faixa branca.
“O presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, entrou em contato com a Seduc para que fossem concedidas as passagens. A importância é estar contribuindo com esses eventos. Dependendo das dificuldades, procuramos ajudar os atletas que estão sempre nos procurando. Não podemos apoiar a todos, por causa da situação financeira do Estado, mas sempre buscamos ajudar da melhor forma”, explica o assessor de gabinete da presidência da Fundespi, Jorge Geovane.
Agora, os atletas de jiu-jitsu já se preparam para o Campeonato Piauiense da Federação Piauiense de Jiu-Jitsu Esportivo (FPIJJE), que acontece no dia 31 de maio, na cidade de Floriano (PI). A Fundespi já busca pelo apoio no transporte, para o deslocamento dos atletas até a cidade. A competição estadual vale vaga para o Campeonato Sul-Americano da CBJJE, que está previsto para o mês de junho, na cidade de Belém (PA).
Recentemente, a Fundespi também ajudou, com concessão de passagens aéreas, parte da delegação piauiense no I Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que foi realizado em Recife (PE). A atleta Maria da Paz foi ouro no lançamento de dardo e Genivânia Gabriela ficou com a prata nos 300 metros com barreira.