‘Me surpreendeu’, declarou o estudante Felipe Ferreira dos Santos, de 18 anos, sobre a nota 985,7 que conquistou na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Boletins com os resultados foram divulgados na última quinta-feira (9), de forma antecipada.
Neste domingo (12), o g1 conversou com Felipe, que revelou ser apaixonado pela área desde a infância. Ele coleciona pelo menos 13 medalhas das OlimpÃadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); Astronomia e Astronáutica (Oba); e Nacional de Ciências (ONC).
Em 2022, no entanto, o rapaz optou por focar no aprendizado e desenvolver habilidades de disciplinas como história, filosofia e sociologia, nas quais apresenta mais dificuldades. Diariamente, ele dedicava cerca de 10 horas aos estudos.
Ressaltou, contudo, que o equilÃbrio entre horários de preparação e momentos de lazer foi fundamental para o bom desempenho. Frequentemente, ele reservava tempo para praticar exercÃcios fÃsicos e assistir filmes e séries.
“Decidi apenas lapidar a matemática. Meu estudo pra disciplina foi baseado em resolver simulados aos domingos, na escola. Durante a semana, só tirava dúvidas de amigos, resolvia uma questão ou outra que eles pediamâ€, contou.
“Sempre achei que uma rotina fixa acaba desgastando a pessoa. Então não sou a favor de pesquisar ou buscar métodos de estudo especÃficos, porque cada pessoa tem os parâmetros dela, a vida dela. Nunca fui um cara que virava zumbi estudando até tarde, sempre preservei minha saúde mental e a eficiência nos meus estudosâ€, destacou.
Na escola em que concluiu o ensino médio, o estudante possuÃa bolsa integral. Fez o Enem pela primeira vez como treineiro, em 2021. Agora, sonha em conquistar vagas nos cursos de engenharia civil e medicina.
Felipe também teve bons resultados nas outras áreas do Enem. Na redação, por exemplo, tirou 960.