Publicada em 23 de Maio de 2012 �s 12h37
Entre outros objetivos, o observatório visa à difusão de conhecimento e informações e a elaboração de modelos agroflorestais (sistemas de plantio integrado com espécies florestais).
No Piauí, o projeto está em fase inicial, sendo conduzido pelo professor Luciano Figueiredo, que é pós-doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A presidenta do Consea, Maria Emília Pacheco, que foi convidada para evento no Piauí, no fim deste mês, elogiou a iniciativa. “É uma proposta interessantíssima, sobretudo pelo seu caráter socioambiental que me parece inovador”, disse, em mensagem a presidenta do Consea-PI, Norma Sueli Alberto. “Terei grande interesse em conhecer mais de perto a proposta, quando for aí (Piauí)”, completou.
A coordenadora geral do projeto é a professora-doutora Gabriela Coelho de Sousa, da pós-graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS e supervisora de Luciano Figueiredo no pós-doutorado.
A experiência de implantação do Observatório no Rio Grande do Sul servirá de base para a implantação da Rede de Observatórios nos demais estados.
De acordo com a professora Gabriella de Souza, os observatórios socioambientais realizarão um monitoramento das políticas públicas e avaliarão a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) em todo o país. A ideia é que todos os estados tenham um polo para gerir cada observatório de forma autônoma.
O projeto, em âmbito nacional, conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
“A pesquisa vai gerar uma coleta de dados dos municípios que informam os indicadores de produção e disponibilidade de alimentos; renda e condições de vida; acesso à alimentação adequada e saudável; saúde, nutrição e acesso a serviços relacionados; educação, programas e ações relacionadas a segurança alimentar e nutricional”, ressalta a professora.
Com dados do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional