Publicada em 10 de Março de 2015 �s 17h11
As fontes de energias eólica e solar são as alternativas que a Secretaria de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) pretende utilizar para transformar o Piauí num potencial energético. O secretário Luiz Coelho explica que o mundo todo está voltado para as fontes renováveis e o Piauí é um celeiro desse tipo de energia.
O Governo do Estado, através da secretaria, tem como meta transformar esse potencial em realidade beneficiando os pequenos e micro empresários e a população piauiense. “O principal objetivo é transformar todo esse potencial em realidade e fazer com que o piauiense seja beneficiado com as energias eólicas, solar, gás e petróleo que nós temos. As coisas já estão acontecendo. O governador está dando todo o apoio juntamente com as outras secretarias que fazem parte desse processo”, revela.
A autossuficiência em energia, segundo Luiz Coelho, é uma realidade pelo fato do Estado ter fontes alternativas de energia. “O Piauí conta com as várias alternativas energéticas, por isso seremos um dos estados nordestinos que vai ter superávit de energia”, frisa.
O secretário revelou ainda que, após a reforma, o Centro de Convenções deverá funcionar com energia solar. “Já estamos trabalhando na licitação para o Centro de Convenções. Uma empresa alemã já esteve aqui e estamos viabilizando a obra através de uma Parceria Público Privada (PPP). Com a energia limpa se tem empresas, se gera negócios, emprego”, ressalta.
“O governador sempre fala do potencial do Estado no tocante à energia e à questão mineral porque ele sabe da riqueza dos nossos recursos minerais. Temos condições de duplicar, triplicar o PIB do estado e ele está contando com esse crescimento para melhorar a saúde, a educação, enfim desenvolver o Piauí”, conclui Luiz Coelho.
Solar Segundo o secretário, há duas formas de se utilizar a energia solar no Piauí, uma é a criação de uma fazenda solar, cuja produção seria inteiramente vendida para a rede. A outra é fazer com que proprietários de estabelecimentos como postos de gasolina, comércios, clínicas, etc, utilizem placas solares para garantir seu consumo durante o dia. "Há uma empresa interessada em investir neste ramo aqui no Piauí. Além da economia no consumo, quem aderir a este modelo poderá também vender créditos de carbono", explica.
Eólica Os ventos que vêm da serra do Araripe e abrangem dez municípios do estado são perfeitos para a produçãod e energia. Na região já há parques eólicos que deverão produzir 300 MW de energia, seis vezes mais do que a Usina de Boa Esperança.