O Piauí registrou o menor percentual de faltosos no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no domingo (4), 18,5%. Este foi o terceiro ano consecutivo que o estado teve o menor índice de abstenção no primeiro dia.
Dos mais de 119 mil inscritos no exame, 81,5% compareceram, totalizando mais de 97 mil presentes. O total em todo o país foi de 24,9% e o índice mais alto foi registrado no Amazonas, onde praticamente um terço, 32% dos inscritos, faltaram.
Em 2017, no primeiro domingo de provas, a taxa foi de 25,1%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No segundo dia (12), de 26,2%. Em todo o país, os índices do primeiro e segundo dias foram de 29,8% e 32%.
Em 2016, considerando os dois dias de provas que em 2016 aconteceram no mesmo fim de semana, o Piauí também teve a menor taxa, 22,1% do total.
O Inep explicou que a falta é um problema para aqueles candidatos que solicitaram isenção na taxa de inscrição este ano. No próximo, caso não apresentem a devida justificativa para a ausência, terão que pagar a taxa caso queiram realizar o exame.