Subiu para 102 casos confirmados de coronavírus no Piauí, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), nesta quinta-feira (16). Com isso, 12 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de Covid-19.
De acordo com os dados da Sesapi, foram confirmados mais 11 casos da doença, sendo um de Demerval Lobão, um de Inhuma e o restante de Teresina. Dos casos positivos, cinco são mulheres e seis homens, com idades que variam de 22 a 55 anos.
Conforme o boletim, 106 pessoas com suspeita da doença estão internadas, sendo que 73 em leitos clínicos e 33 na UTI. Até o momento, 48 pessoas tiveram alta médica, 1801 casos foram descartados e oito óbitos registrados.
Os casos confirmados foram: Teresina (86), Campo Maior (1), Caracol (1), Parnaíba (1), Pimenteiras (1), Piracuruca (4), São José do Divino (3), Bonfim do Piauí (1), Altos (1), Picos (1), Inhuma (1) e Demerval Lobão (1).
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.