Publicada em 08 de Agosto de 2012 �s 13h49
Representantes do Governo do Estado se reuniram, nesta quarta-feira (8), com a missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), que está no Piauí para acertar os últimos detalhes da negociação do empréstimo que prevê recursos na ordem de US$ 20 milhões, cerca de R$ 37 milhões, para investir em 32 municípios da região do Semiárido piauiense, por meio do programa Viva o Semiárido.
“A missão está no Piauí com o objetivo de finalizar o processo para viabilizar a operação de crédito externo com o FIDA, que é estratégica para o governo estadual, porque visa o desenvolvimento rural de toda zona do Semiárido piauiense, e ainda porque o Estado foi um dos mais atingido pela estiagem”, afirma o representante da missão do FIDA, Hardi Michael Wulf Vieira.
Segundo a superintendente da Despesa da Secretaria Estadual da Fazenda, Odimirtes Neves, os recursos serão aplicados na implementação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, que tem como meta atender famílias de produtores rurais pobres, contribuindo para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais. “O Estado do Piauí está captando mais recursos para desenvolver essa região tão carente, que é o Semiárido piauiense, por meio da implementação de ações de apoio à educação contextualizada, assistência técnica e extensão rural e qualificação social e profissional”, explica Odimirtes.
A Assembleia Legislativa já aprovou a lei nº 6.242/12, autorizando o empréstimo, que foi sancionada pelo governador Wilson Martins no dia 11 de julho deste ano. Agora o governador e a Secretaria Estadual da Fazenda estão em fase de negociação junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para que o Senado Federal aprove esse pedido de empréstimo, no máximo, até o mês de setembro. Depois de aprovado, será agendada uma visita do governador a Roma ou viabilizada a vinda do presidente do FIDA ao Piauí para assinatura oficial do acordo de empréstimo.
Para o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Romualdo Militão, a aprovação desse empréstimo será muito importante para desenvolver a região do Semiárido. “Esses recursos vão financiar a capacitação e o fomento, sobretudo de jovens rurais pobres e mulheres chefes de famílias, nos municípios da região do Semiárido piauiense”, afirma.