A maior revolução no atendimento em saúde do Piauí vai chegar a 99% dos seus municípios. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai expandir o Programa Piauí Saúde Digital para 222 cidades, o que representa 99,1% do total de municípios.
O serviço foi implementado inicialmente em Piripiri e Lagoa de São Francisco e hoje já está presente em 39 cidades. Agora o Piauí Saúde Digital chega aos municípios do Território Chapada das Mangabeiras.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Estamos chegando a todos os territórios do Piauí, levando atendimento rápido e de qualidade à população", destaca o secretário da Saúde, Antonio Luiz.
Desde a sua implantação em março do ano passado, o Piauí Saúde Digital já realizou 36.308 atendimentos, sendo 11.417 consultas e 24.891 exames.
Entre os serviços disponibilizados pelo Programa Piauí Saúde Digital estão consultas com médico clínico geral, disponíveis 24 horas durante os sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia,
O programa Piauí Saúde Digital é uma iniciativa inédita no país e está sendo usada como modelo pelo Ministério da Saúde e por outros estados brasileiros, devido ao uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas e garantir o acesso à saúde de qualidade para a população.