Publicada em 18 de Abril de 2013 �s 08h56
Dos nove estados nordestinos, o Piauí foi o que apresentou melhor desempenho na geração de empregos formais no mês de março deste ano, com um crescimento de 0,18%. No período, foram criados 489 empregos com carteira assinada no Estado.
Segundo técnicos do governo, foi o primeiro resultado positivo do ano, mas que sinaliza para a normalidade do setor, tendo em vista o melhor desempenho de área como construção civil e serviços, que, junto com o comércio, ainda com saldo negativo, são os principais geradores de emprego no Piauí.
Os números foram divulgados na última quarta-feira, em Brasília, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que mantém atualizado um cadastro com as admissões e demissões de trabalhadores no Brasil. Em março, além do Piauí, apenas Rio Grande do Norte, com 0,10%, e Bahia, com 0,02%, apresentaram desempenho positivo.
No Piauí, a construção civil foi o setor que apresentou melhor desempenho, com um saldo positivo de 629 novos empregos formais. O setor de serviços, por sua vez, criou 243 novos empregos. Outro setor que apresentou desempenho positivo foi o industrial de utilidade pública
O setor de comércio, outro grande gerador de emprego no Piauí, não teve um bom desempenho em março, apresentando saldo negativo de 288 demissões. Outros setores que apresentaram resultado negativo foram extrativa mineral, indústria de transformação e agropecuária.
No total foram contratados 8.601 trabalhadores e outros 8.112 foram demitidos. Nos três primeiros meses do ano o saldo permanece negativo (-0,19%), mas nos últimos 12 meses o resultado é positivo (3,01%).