Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta terça-feira (31), o Piauí continua com quatro óbitos e 18 casos confirmados do novo coronavírus. Entretanto, os casos suspeitos subiram de 231 para 254 em um dia. Até o momento, 406 casos já foram descartados.
Dos 18 casos confirmados, 16 deles são de Teresina. Já dos quatro óbitos confirmados, dois deles aconteceu também na capital, um em São José do Divino e um em Parnaíba. A última morte em decorrência da Covid-19 no estado aconteceu nesta segunda-feira (30). A vítima foi o empresário Oderman Bittencourt, de 45 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Natan Portela.
A secretaria informou que o paciente tinha comorbidades, como obesidade e hipertensão, e havia, recentemente, viajado para o Estado do Ceará. A primeira morte pelo novo coronavírus foi confirmada no último sábado (28). Foi Antônio Nonato Lima Gomes, prefeito da cidade de São José do Divino.
Já na noite do domingo (29), foram divulgadas mais duas mortes no estado. Foi um homem e uma mulher com mais de 70 anos que sofriam de diversas comorbidades. Eles não tinham histórico de viagem, mas tinham tido contato com uma pessoa que apresentou os sintomas da doença.
Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.