Publicada em 13 de Fevereiro de 2014 �s 11h42
O Estado do Piauí irá produzir aparelho de endoscopia pioneiro no Brasil. O projeto foi aprovado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí (Codin), na ultima terça-feira (11). O projeto prevê a instalação da empresa Cookson & Macedo, que irá produzir um aparelho, único no país, que realiza endoscopia com um programa (software) de alta tecnologia uado em exames endoscópicos com a captação de vídeos, fotos e geração de laudos médicos instantaneamente. A tecnologia foi desenvolvida pelo médico piauiense, especialista em Endoscopia, George Macedo. O novo aparelho, já patenteado recebeu o nome de i-Mage, e foi testado pelo Hospital das Clínicas em São Paulo, que concedeu o aval de aprovação, e o interesse da instituição na aquisição do produto. Segundo George Macedo, o interesse da sua empresa ser instalada no Piauí é o reconhecimento nacional do Estado no setor da Saúde, além de incentivar o desenvolvimento local. “Sou piauiense de coração, quando desenvolvemos essa tecnologia já tínhamos o Estado do Piauí como sede da empresa na produção, comercialização e distribuição do aparelho”, disse o médico. A empresa recebeu incentivos fiscais do Governo do Piauí que se extendem pelos próximos 20 anos. E por seu pioneirismo, terá prioridade no processo de instalação. “A próxima etapa será a elaboração de uma portaria formalizando o regime especial da empresa que será assinada pelo secretário da Fazenda Estadual, Silvano Alencar, e pelo secretário do Desenvolvimento Tecnológico, Warton Santos”, informou o presidente da Comissão de Assessoramento Técnico do Codin, Antônio Gilson. “A tecnologia 100% brasileira de fabricação do i-Mage, que será produzida no Piauí, elevará nosso desenvolvimento econômico e tecnológico e também será destaque na medicina em todo o país”, ressalta o presidente do Codin e secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Warton Santos.
Depois de baixada a portaria, que informa a aprovação da empresa e seu regime especial de incentivo fiscal, o governador Wilson Martins irá assinar o decreto homologando a decisão do Conselho e a instalação da empresa no Estado, prevista para o mês de julho deste ano. Codin
O Conselho de Desenvolvimento Industrial do Piauí é responsável, entre outras atividades, por formular a política industrial do Estado, aprovar concessões de regime especial concedido pela nova lei de incentivos fiscais do Piauí e avaliar o desempenho das empresas beneficiadas.
O Codin é formado por vários órgãos do Estado e entidades ligadas ao setor industrial como: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet); Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz); Secretaria do Planejamento (Seplan); Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR); Associação Industrial do Piauí (AIP); Federação das Indústrias do Piauí (Fiep); Agência de Fomento do Piauí; Associação Piauiense de Municípios (APPM), entre outros.