Publicada em 24 de Setembro de 2012 �s 09h55
Com a instalação de mais 70 cisternas esta semana, o Piauí deverá ultrapassar a marca de 1,2 mil cisternas de polietileno instaladas, dentro do programa Água para Todos, executado no estado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
No momento, estão sendo atendidas famílias rurais dos municípios de Paulistana, Flores do Piauí, Itaueira e São Miguel do Tapuio. Já nos municípios de Milton Brandão, Buriti dos Montes, Lagoa de São Francisco, São João da Serra, São Francisco de Assis e Nova Santa Rita, estão sendo desenvolvidas atividades como marcação de novas áreas para instalação de cisternas, além da capacitação de beneficiários e validação de famílias cadastradas.
A meta do governo é instalar 3.572 cisternas de polietileno no Piauí, com prioridade para a região do Semiárido, a mais seca do estado e que no momento atravessa uma das piores secas de sua história.
Antes de instalar a cisterna, o governo segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios, organizando os comitês gestores municipais, formados por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de comissões comunitárias.
O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando ao cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas. A relação dos beneficiários e a indicação das localidades também são feitas pelos comitês, obedecendo aos critérios do programa Água para Todos.