Publicada em 18 de Março de 2015 �s 17h00
O secretário estadual da Educação, Helder Jacobina, entregou ao Ministério da Educação, na manhã desta quarta-feira (18), em Brasília, o pedido de revisão de matrículas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A medida vai regularizar o registro de 10.884 alunos e pode resultar em um acréscimo entre R$ 15 milhões a R$ 20 milhões, ao ano, para a Educação no Piauí.
O pedido se baseia em erros de informações no manual de registro de alunos no sistema do MEC, que culminou na matrícula indevida de parte dos alunos do EJA em uma modalidade na qual não há repasse do Governo Federal ao Fundeb do Estado. A situação foi apresentada ao ministro Cid Gomes em fevereiro, em reunião com o governador Wellington Dias e a futura secretária da Educação, Rejane Dias. O Ministro reconheceu o problema e recomendou que o Estado entrasse com um pedido oficial de revisão.
“Como este caso já é de conhecimento do ministro Cid Gomes, que está sensível com o Estado, acreditamos que em breve a situação vai estar solucionada e poderemos contar com mais estes recursos para a Educação. Atualmente, utilizamos todo o repasse do Fundeb para o pagamento de professores. O aumento pode nos ajudar a ter algum recurso para investimentos”, comentou o secretário Jacobina.