Publicada em 11 de Setembro de 2015 �s 18h47
A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta sexta-feira (11), da edição do Dialoga Brasil em Teresina, durante a qual ouviu as reivindicações da população. Em sua fala, no encerramento do evento, Dilma destacando o trabalho Wellington Dias, que, segundo ela, é "um governador que está contribuindo para o desenvolvimento do Brasil".
Rousseff enalteceu a escola Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, que diz conhecer pelos resultados alcançados com a educação e pelas medalhas em competições de conhecimento conquistadas por seus alunos. “Para atingir esses resultados há profissionais empenhados, como os professores Amaral e Aurilene", elogiou.
O Dialoga Brasil, segundo a presidenta, traz um conceito importante que precisa ser exercitado nacionalmente. “Nossa força está capacidade de agirmos naquilo que é mais necessário no atendimento à sociedade. Quando agimos em conjunto, os governos federal, estadual e municipal, somos capazes de transformar o país”, disse, afirmando que o Brasil passa por dificuldades que serão superadas pela capacidade que o brasileiro tem de enfrentar situações adversas. Para Dilma, o Dialoga Brasil, permite o diálogo com a sociedade. “Ouvimos propostas da população, críticas. Estamos aqui discutindo áreas importantes no que se refere à questão social, como saúde, educação, desenvolvimento social, segurança e combate à fome”, disse.
A presidenta destacou os programas estratégicos, como o FIES, Prouni, Bolsa Família e afirmou que há muito o que fazer ainda. “Pela dimensão do país, os programas devem nascer grandes. Hoje escutei várias sugestões”, disse a presidente que leu a proposta de Renata, mãe de uma pessoa com deficiência auditiva, que pediu mais estrutura educacional adequada para pessoas com deficiência.
Mudanças Dilma disse que, nos últimos 13 anos, o país passou por grandes mudanças, principalmente no Nordeste e destacou as obras da Transnordestina, às quais visitou durante a manhã. "Esta é uma ferrovia importante para transportar riquezas produzidas numa região rica, que é o Piauí", destacou. De acordo com a presidente, o trecho piauiense ficará pronto até o final do ano que vem e toda a obra será concluída em 2018.
A presidenta falou do diálogo que teve, hoje, com uma família do sertão piauiense que lhe contou a melhora promovida pela cisterna, a chegada da energia elétrica e o transporte para conduzir os filhos à escola. A importância do Pronatec na formação profissional e as escolas públicas piauienses que são referência nacional também foram destacadas. “Implantamos o Pronatec para dar mais oportunidade para os jovens do Brasil e do Piauí. E as cidades de Cocal dos Alves, Capitão de Campos, Piripiri, Lagoa Alegre são bons exemplos de educação para o país. Tenho certeza de que o desenvolvimento do Piauí dará muito orgulho ao povo brasileiro. Hoje, o Piauí é um estado que um grande futuro”, declarou.
Por fim, Dilma falou de cidadania e defendeu oportunidades iguais para todos. “Não podemos aceitar a intolerância. Somos capazes de respeitar as diferenças. Somos um país democrático, respeitamos diferenças religiosas, étnicas”, declarou.
Piauí Em sua fala durante o Dialoga Brasil, o governador Wellington Dias destacou a parceria com a prefeitura de Teresina, sobretudo, na área da Saúde e com o governo federal na área de Segurança, que resultou na queda significa do índice de violência. "Fico muito feliz com as propostas apresentadas e estamos investindo em todos os segmentos, sobretudo, em áreas emblemáticas, como o social", declarou.
Ele disse ainda que a Transnordestina vai transformar o estado e destacou os grandes passos que o estado está dando na exploração de energia limpa, especialmente a eólica e solar. “Apostamos também na Educação e temos orgulho de nossos estudantes, que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Matemática. Estamos com 150 escolas bem avaliadas”, informou.
Segundo Wellington, o objetivo é implantar todos os ciclos da educação, indo da creche ao Ensino Superior, em todas as cidades piauieneses. “Queremos a presença no Piauí com o ciclo completo da educação nos 224 municípios”, declarou, ressaltando os investimentos em educação profissional. “Nessa semana, entregamos 80 diplomas de conclusão de curso técnico na Penitenciária Feminina”, pontuou.
Mestre Severo O Reisado do Mestre Severo, um dos mais tradicionais do estado, fez uma apresentação durante a edição do Dialoga Brasil no Piauí. O programa, em todos os estados, quer ressaltar a cultura levada a sério e valorizar as manifestações culturais da região de cada região. Com muitas cores, os personagens - a burrinha, a ema, os caretas, o Jaraguá, a cigana - e a musicalidade que o Reisado do Piauí embalaram as pessoas presentes.