O Piauí é o terceiro estado com maior número de focos de incêndio do país, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O dado tem como base a quantidade de focos registrada por satélite entre os dias 1 e 8 de outubro. Na frente do estado estão o Pará e a Bahia, em primeiro e segundo lugar respectivamente.
Ao todo, 432 fotos de incêndio foram contabilizados no Piauí durante esse intervalo. Segundo relatório do INPE, 145 focos foram registrados somente nessa terça-feira (8). Dois municípios do estado estão na relação de cidades com maior número de focos de incêndio.
Jacobina do Piauí, com 38 focos ocupa a 9ª posição, e Baixa Grande do Ribeiro, com 35 focos ocupa a 10ª posição. Essas duas cidades também ocupam as mesmas posições na lista de 10 municípios brasileiros com mais focos acumulados nos últimos 5 meses.
Entre 1º e 8 de setembro, Baixa Grande do Ribeiro chegou a registrar 220 focos de incêndio.
Combate
No Piauí, o combate aos focos de incêndio tem acontecido com suporte de um avião alugado pelo Corpo de Bombeiros do Estado em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) no Sul do Piauí.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação chega a atender entre 12 a 15 ocorrências por dia durante este período do ano. O foco do trabalho da aeronave é proteger reservas ambientais, combater incêndios florestais, atuar em emergências ambientais, fazer monitoramento aéreo e dar apoio operacional.