Publicada em 09 de Outubro de 2013 �s 11h45
O I Simpósio Internacional de Geografia Agrária, realizado em João Pessoa, na Paraíba, teve como um dos destaques a experiência do Programa Projovem Campo - Saberes da Terra, que está formando sua primeira turma de especialistas em educação do campo, no estado do Piauí.
O professor Juscelino Lima, que faz parte do quadro docente do projeto Projovem Campo - Saberes da Terra e é autor do artigo Ensinando no Campo, Dialogando na Cidade: Trajetória e Resultados em uma Formação Continuada no Estado do Piauí, foi convidado a mostrar a experiência do Piauí, que é inédita nessa área, durante o Simpósio realizado no fim de setembro, na Paraíba.
Segundo ele, o resultado desse trabalho tem reflexos que vão além da sala de aula, mas refletem, principalmente, nas políticas públicas voltadas para o município na área rural.
Com esse programa, a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), através do Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está formando, no próximo dia 11 de outubro, 207 especialistas, de 48 municípios do estado do Piauí.
Um dos principais diferenciais desse programa é a aplicação prática nos respectivos municípios da teoria que os alunos receberam durante o curso. “Essa turma que está se formando é uma turma piloto que teve formação de um ano e meio. Mas a experiência deu tão certo que já iniciamos uma segunda turma em setembro”, diz a coordenadora da Especialização, Evana Araújo.
Para o aluno Joaquim Gonçalves Neto, do município de Alegrete do Piauí, que dia 11, também, receberá o título de especialista, o curso rendeu bons frutos. “Seja como professor na comunidade do município onde participo, seja como produtor, também pude perceber que é por meio do diálogo científico que o homem é capaz de progredir e buscar soluções para seus problemas”, diz.
Para os especialistas, o Projovem Campo - Saberes da Terra representa, sobretudo, a superação de um modelo de educação importado da educação urbana, o que demonstra alienação na forma de fazer educação. Visando contextualizar o aluno, a especialização foi dividida entre atividades acadêmicas, através dos Encontros de Formação e os Seminários Estaduais, e atividades práticas voltadas para a realidade de cada município, através das oficinas denominadas Tempo Escola.