Publicada em 06 de Dezembro de 2013 �s 08h53
Cocal dos Alves é uma cidade que possui grandes resultados na Educação. Desta vez foi a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão, uma das escolas que mais se destacaram no país pelo ensino de Matemática. O colégio municipal é tido como um exemplo para o Brasil e está entre as dez melhores unidades públicas neste quesito, segundo um levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação, a pedido do site G1. Entre os aspectos positivos apontados estão o incentivo a professores, reforço, parcerias com governo e a participação dos alunos mais velhos no ensino aos mais novos.
Como resultado dessa parceria, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), está construindo uma quadra poliesportiva na escola, ação que tem o objetivo de incentivar a prática de esportes entre crianças e jovens e fortalecer o ensino. Só este ano foram construídas e reformandas 69 quadras e ginásios poliesportivos. As obras beneficiarão, diretamente, mais de 41 mil estudantes de todo o Piauí, além de comunidades locais.
De acordo com a coordenadora de Planejamento da Unidade de Gestão da Rede Física da Seduc, Sicília Amazonas Soares Borges, só em 2012, cerca de 4.500 alunos foram beneficiados de forma direta com melhores condições e estrutura física para o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas.
Os investimentos tanto estaduais quanto municipais em Educação vêm sendo comprovados em resultados como o da Escola Teotônio Brandão. Segundo o Movimento Todos pela Educação, a escola aumentou o seu índice de aprendizado adequado em matemática de 60,5% em 2009 para 89,5% em 2011. Além de ter uma participação na Prova Brasil 2011 de 92,7%.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012, divulgados na última terça-feira (3), apontam que o Brasil melhorou no conhecimento de matemática, mas ainda tem muito a avançar. O país ficou em 58º lugar entre 65 nações no ensino de matemática – a grande maioria dos alunos brasileiros sabe somar, subtrair, multiplicar e dividir, mas ainda não consegue aplicar esses conceitos no dia a dia.
Neste sentido, o desempenho do Piauí surpreendeu e saltou dez posições no ranking do Pisa, indo da posição número 21 em 2009, com média total de 374, para o 11º lugar em matemática, com nota 385, em 2012. Além disso, o estado obteve no ano passado, o 11º lugar em leitura com nota 403 e 10º lugar em ciências com nota 403.
Desde 2007, a Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão mantém resultados consistentes e acima da média nacional nas questões de matemática da Prova Brasil, feita a cada dois anos para analisar a qualidade das turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3º ano do ensino médio. O levantamento revela que alunos têm desempenho similar aos de instituições de ponta, como os colégios militares, federais e de aplicação. Na edição deste ano, 19 estudantes da Unidade Escolar Teotônio Ferreira Brandão passaram para a segunda fase da Obmep, e 17 foram premiados, um com medalha de prata, cinco com bronze e 11 com menções honrosas. Segundo o diretor do colégio, João de Brito Amaral, os professores vão à escola aos sábados para tirar dúvidas dos alunos, que são incentivados a criar grupos de estudos.
Principalmente no segundo semestre, e em anos de aplicação da Prova Brasil e outras avaliações, a escola também instituiu um sistema de reforço escolar no contraturno (período inverso àquele em que o aluno está matriculado), no qual alunos do 9° ano são convidados a atuar como professores dos mais novos. "Eles têm uma linguagem até mais acessível aos estudantes das séries menores. A gente só conta com dois professores de matemática para dar apoio", disse Amaral, enfatizando que a escola cumpre todo o currículo obrigatório, e não apenas os conteúdos que caem na Prova Brasil. Em 2011, 89,5% dos alunos do 9° ano apresentaram desempenho adequado na avaliação do MEC.
Critério de escolha
O critério de seleção do Movimento Todos pela Educação no cruzamento de dados foi a porcentagem de alunos do 9º ano do ensino fundamental – idade ideal entre 14 e 15 anos – com aprendizado adequado em matemática acima de 45% na Prova Brasil de 2007, superior a 60% na edição 2009 e maior que 70% em 2011.
Em 2011, a meta esperada para o Brasil nesse quesito era de 25,4%, mas a média nacional ficou em 16,9%. Tendo desempenho acima de 70%, essas dez escolas já atingiram a meta do Movimento Todos pela Educação para 2021 para o aprendizado em matemática no 9º ano.
Segundo Priscila Cruz, diretora executiva do Movimento, as dez instituições destacadas nesse levantamento mostram que fazer o trabalho básico no ensino pode dar bons resultados. "Elas fazem muito bem feito o básico e conseguem avançar, às vezes, mais do que aquelas que ficam inventando coisas mirabolantes", diz. Em comum, as instituições têm o fato de serem pequenas, com menos de 100 alunos matriculados no 9º ano. Elas representam, portanto, o perfil médio das escolas do país – a média de matrículas nessa série foi, em 2011, de 70 alunos. Veja as cinco principais medidas destacadas pelas escolas no levantamento:
1) Não deixar nenhum aluno para trás 2) Incentivar os alunos já avançados 3) Estabelecer laços fortes com os pais 4) Recursos e programas do governo 5) Formação continuada dos professores
Além da escola piauiense, entraram na lista das dez escolas pública com destaque no ensino de Matemática segundo o Movimento Todos pela Educação: Escola Estadual Dom Aquino Correa, de Juruena (MT); Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi (TO); Escola Municipal Prof. Governador Portela, de Miguel Pereira (RJ); Col. Estadual Prof. Jacob Milton Bennemann, de Feliz (RS); Escola Municipal Pastor Hans Müller, de Joinville (SC); Escola Municipal Professor José Negri, de Sertãozinho (SP); Escola Estadual Francidene Soares Barroso, de Itamarati (AM); Escola Estadual Pio XII, de Bom Princípio (RS) e Escola Municipal Professor Doriol Beato, de Conselheiro Lafaiete (MG).