Publicada em 20 de Novembro de 2012 �s 12h53
O governador Wilson Martins recebeu, na manhã desta terça-feira (20), o embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig. Na pauta, parcerias entre o Piauí e a Alemanha, quarta maior economia do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão), especialmente nas áreas de agronegócio, mineração e infraestrutura.
“O Piauí tem total interesse em aproximar-se da Alemanha. Somos um estado que vem crescendo economicamente, reduzindo a pobreza e com ótimas oportunidades para realização de parcerias e investimentos”, disse Wilson Martins. O governador destacou as áreas de agronegócio, mineração, infraestrutura e turismo como as mais frutíferas para eventuais parcerias.
“Temos uma quantidade significativa de terras agricultáveis, com uma das melhores políticas de proteção ambiental do Brasil e produtividade também entre as maiores para soja, algodão e milho. Nosso interesse é atrair não só investidores que queiram produzir, mas também que queiram beneficiar alimentos no Piauí, gerando mais empregos e renda”, explicou Wilson Martins.
O governador destacou ainda o potencial do Piauí na mineração, especialmente com a Opala de Pedro II e o polo ferrífero de Paulistana, e o turismo, ressaltando as belezas da Serra da Capivara e do litoral piauiense.
“Temos ainda feito grandes esforços na área de infraestrutura e esse é um setor em que poderíamos realizar Parcerias Público-Privadas, como em grandes estradas e ramais ferroviários. Estamos retomando o Porto de Luís Correia e construindo a Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba, que nos darão destaque em relação a exportações”, comentou o governador.
Na ZPE de Parnaíba, por exemplo, uma das primeiras empresas interessadas em se instalar no local, a Centroflora, tem parceria com empresa alemã que produz sucos em extrato.
Wilfried Grolig ressaltou seu papel como embaixador de buscar essas parcerias com os estados brasileiros, especialmente os nordestinos. “Há muitas possibilidades no Nordeste, claro que também no Piauí. Precisamos buscar ações específicas para realização dessas parcerias. Nossa missão é dar visibilidade a relações bilaterais”, comentou o embaixador, frisando o interesse da Alemanha em colaborar também com o desenvolvimento da área de educação dos estados nordestinos.
Nessa área, o governador citou um programa que está sendo elaborado pela Secretaria Estadual da Educação e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí voltado para a premiação de alunos do Ensino Médio da rede estadual com bolsas de intercâmbio. O embaixador disse haver possibilidades de colaborar com a viabilização da operacionalização do programa com entidades alemãs.