Publicada em 14 de Fevereiro de 2014 �s 10h15
Com o objetivo de facilitar o acesso às novas tecnologias, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI) implantou o projeto Estação Piauí Digital (EPD), programa que garante à sociedade piauiense acesso à internet de qualidade, oferecendo ainda cursos ligados a área digital. Cerca de mil pessoas utilizam os serviços das EPD por mês e a tendência é que este número se estenda com a implantação de mais sete estações em Teresina até o finl de março deste ano.
Hoje é possível encontrar duas estações na Biblioteca Cromwell de Carvalho, uma no bairro Dirceu II, uma na biblioteca comunitária do Monte Castelo e uma no projeto MP3. A programação desenvolvida em cada estação varia de acordo com a necessidade de onde ela está implantada, as estações das bibliotecas, por exemplo, são voltadas para a pesquisa e cursos de utilização de programas.
A estudante Sarah Vasconcelos é uma das pessoas que utilizam o serviço da estação da Biblioteca Cromwell de Carvalho e, segundo ela, o serviço é de extrema importância para que ela que não possui computador em casa. “Aqui eu tenho livre acesso à internet, faço as minhas pesquisas, sem contar nos cursos que são oferecidos, sempre que posso eu participo”, explica a estudante.
Algumas estações são desenvolvidas em parcerias com outras secretarias, como é o caso da estação localizada na ONG MP3, que conta com o apoio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). Lá são oferecidos para a população local cursos de reciclagem, montagem e manutenção de computadores, com a garantia de certificado ao final dos cursos.
“A nossa parte é oferecer toda estrutura de móveis, computadores e ponto de internet para que a população faça um bom uso. Sem dúvida este é um projeto que contribui para o desenvolvimento dos usuários, que não têm acesso à internet e em casa e que nas estações, o uso é totalmente gratuito”, afirma o diretor da ATI, Tiago Siqueira.
Implantação de novas estações este ano
Segundo o diretor, cerca de mil pessoas utilizam os serviços das EPD por mês e a tendência é que este número se estenda com a implantação de mais sete de estações em Teresina até o final de março deste ano. “Alguns dos locais que receberão as estações são o CSU do Promorar e Associação Teresinense de Deficientes Físicos. Nós queremos incluir o máximo de pessoas possíveis, garantindo o acesso a tecnologia de qualidade”, conclui.
Um dos compromissos do Governo do Estado é oferecer à população a possibilidade de receber e compartilhar informações através da inclusão digital, melhorando o nível de conhecimento dos estudantes . “A implantação de estações digitais é uma forma de facilitar o acesso às novas tecnologias entre jovens e adultos, que podem utilizar os computadores para realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos. Aliada aos investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, a inclusão digital contribuiu para elevar o nível dos estudantes. Para os próximos meses esperamos expandir esse projeto para outras regiões da capital, ampliando o serviço para um maior número de pessoas.”, pontua o governador.