Publicada em 14 de Agosto de 2015 �s 15h16
Enzo Levi tem apenas 2 anos e 8 meses de idade e já está se preparando para ser vacinado contra a poliomielite, no posto de saúde do bairro onde mora, no Dirceu Arcoverde I, em Teresina. Assim como ele, 220.052 crianças em todo o Piauí devem ser vacinadas na campanha nacional contra a pólio, que inicia neste sábado (15), e segue até dia 31 de agosto. A campanha também inclui a multivacinação, numa oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação da criança.
“É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças de seis meses a menores de 5 anos para receber a vacina oral contra poliomielite. Essa é uma oportunidade que os pais têm de atualizar as cadernetas de vacinas das crianças, pois estaremos realizando também a multivacinação, sendo o dia 15 como dia de Mobilização Nacional”, disse Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização. O Piauí recebeu 270.700 doses de vacina contra a poliomielite.
Com a vacinação em dia, a mãe do Enzo, Agélia Marques, 36 anos, reforça a importância de levar os filhos aos postos de vacinação. “É muito importante estar atento a essas campanhas de vacinação. Principalmente porque contribui para o crescimento saudável dele, sem doenças. Sempre estou atenta e antes de levá-lo para o posto de saúde, a gente conversa com ele para falar dos benefícios, já que ele, às vezes, ainda tem medo de ir ao médico”, contou.
A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal. A imunização é feita de forma seletiva, conforme avaliação da caderneta de vacinação da criança.
“Por isso, é imprescindível que os pais estejam munidos dos cartões de vacina de seus filhos para que os profissionais possam avaliar e ver a necessidade de atualizar o esquema vacinal”, frisou Jurema.
O objetivo da campanha da pólio e multivacinação é manter a cobertura vacinal maior ou igual a 95% contra pólio de forma homogênea em todos os municípios, e atualizar o esquema vacinal das crianças visando diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis como também reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, respectivamente. A vacina contra poliomielite confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3.
O público-alvo para a campanha da pólio são crianças a partir de 6 meses de idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e a população da multivacinação são crianças menores de 5 anos de idade. A meta é atingir 95% desse público.