O Governo do Piauí vai encomendar um estudo de viabilidade para implantação de usinas fotovoltáicas (energia solar) em barragens espalhadas pelo estado. O governador Wellington Dias discutiu o tema nessa segunda-feira (22), em audiência com o deputado estadual Francisco Costa (PT). A ideia é aproveitar melhor a reserva de água, gerando energia para abastecer arranjos produtivos.
“A barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, foi escolhida para um projeto diretamente com o governo federal, que abriu a possibilidade com esse mesmo know how, tratarmos por meio de parceria público-privada, as barragens de Salinas e Poço de Marruás”, pontuou o governador.
Existem cerca 10 barragens de maior volume no Piauí. Elas serão avaliadas tecnicamente antes de qualquer definição. Francisco Costa sugeriu a barragem de Salinas, em São Francisco do Piauí, para o projeto piloto.
“Estaríamos consorciando a geração de energia agregado a um projeto produtivo na área de irrigação, viabilizando uma estrutura como essa, gerando emprego e oportunidades”, explicou o parlamentar.
O estudo de viabilidade do projeto deve ser desenvolvido pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).
Autoria: Redação CCom