Publicada em 05 de Dezembro de 2014 �s 09h29
Exemplo na educação para todo o Brasil, a Escola Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves, conquistou 16 medalhas, sendo três de ouro, oito de prata e cinco de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) deste ano. Os alunos José Márcio e Jean Carlos, do Ensino Médio; e Sávio Vinícius, de 12 anos, do Ensino Fundamental trouxeram para o Piauí as três medalhas de ouro.
Segundo o professor Antonio Amaral, a escola conseguiu 16 medalhas dos 20 alunos selecionados para a fase final e para ele é um resultado a ser comemorado, pois o empenho e disciplina dos alunos e professores fazem a diferença. O resultado foi destaque na Revista Veja desta semana com a matéria “Os atletas de ouro dos números”, reportagem que resgata a história dos alunos e destaca que a escola já foi sete vezes campeã da OBMEP.
Dos 20 alunos que representaram a escola na fase final da competição, 19 foram além do aprendizado nas aulas de preparação sagrando-se destaques, três deles receberão um certificado de Menção Honrosa, prêmio dado a quem conseguiu resolver parte dos problemas, embora não tenha pontuado o suficiente para ganhar uma medalha.
No Piauí, além da Augustinho Brandão, outras escolas começam a prosperar. As alunas Anne Beatriz Cardoso e Tainara de Carvalho, da Unidade Escolar Paulo Ferraz conquistaram as primeiras medalhas de ouro para a cidade de Capitão de Campos.
O aluno Anderson Araújo Guimarães, de Lagoa Alegre, também conseguiu a primeira medalha de ouro para o município. Fora a capital Teresina, Piripiri é a única das chamadas grandes cidades do estado que mantém algum ouro. Dois alunos da escola estadual Padre Freitas, Rodrigo Sousa Duarte e Fredison Soares da Silva Junior, também participarão da Cerimônia Nacional de Premiação.
Superando o próprio recorde
Vale destacar que o Piauí conquistou 9 ouros, conseguindo com isso superar seu melhor desempenho que foram 7 medalhas de ouro em 2013. As conquistas dos piauienses empatam com os números de Goiás e Pernambuco e superam vários outros estados como Maranhão, Tocantins, Paraíba e Pará, que juntos somam o que levou o Piauí, ou seja, 9 medalhas de ouro nessa edição.