Após 15 meses de implantação, o Projeto Piauí Conectado chega a marca de 96 municípios alcançados, nove meses antes do prazo previsto, levando internet banda larga aos órgãos da administração pública estadual, aumentando a capacidade de atendimento e a velocidade na conexão, reduzindo custos e maximizando a eficiência na prestação dos serviços públicos.
O projeto também tem ênfase na inclusão digital, permitindo a implantação de pontos de acesso ao público (PAP) em praças e locais estratégicos para que a população possa usufruir de internet de qualidade gratuitamente. Já são 101 cidades contempladas com os pontos de acesso. Até o momento, já foram investidos mais de R$ 80 milhões, gerando mais de 450 empregos diretos e indiretos. Ao final do contrato, R$ 214.055.786,65 serão aplicados na expansão de internet banda larga por todo o estado, beneficiando os 224 municípios que compõem o território piauiense.
“O objetivo é colocar o Piauí de forma moderna e eficiente a par dos serviços tecnológicos proporcionados pela internet, tanto o setor público, quanto o setor privado. Isso significa a viabilidade de serviços de telemedicina, segurança, educação EAD, possibilidade de serviços bancários e de crédito, que ampliam e muito as possibilidades não só do comércio, mas também de toda a estrutura social”, comemora o governador Wellington Dias.
Em seus mais de 2 mil km de fibra óptica implantados, o Piauí Conectado deixa sua marca, com velocidade mínima nos pontos de internet dos órgãos estaduais de 30 mbps e de 40 mbps nos pontos de acesso público. Ainda este mês, o programa será implantado também nos municípios de Cajueiro da Praia, Paes Landim, Pedro II, Santa Filomena e São Miguel do Fidalgo. Além disso, uma ampliação é prevista para que chegue a mais 123 municípios até o próximo ano, alcançando a marca de 100% do estado coberto por banda larga de qualidade.
O Piauí Conectado é mais um dos cases de sucesso das ações que envolvem Parcerias Público Privadas (PPPs) no Piauí. Até o momento, são 1.232 pontos ativos em órgãos públicos, proporcionando melhora significativa na qualidade dos serviços prestados que dependem de conectividade e dando à comunidade serviços públicos mais ágeis nas respostas às suas demandas.