Publicada em 04 de Maio de 2015 �s 12h38
A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí (CEDrogas) participa nesta terça-feira (5) de reunião em Brasília com o objetivo de acompanhar a votação do marco regulatório das comunidades terapêuticas que será feita perante o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad).
De acordo com Sâmio Falcão, coordenador da CEDrogas, em Brasilia visitará ainda o Ministério da Justiça para verificar convênios que beneficiem o estado nas Políticas Públicas de Combate as Drogas. “Nós temos um convênio Federal voltado para equipar os conselhos municipais, portanto, vamos viabilizar esse projeto para fazer a criação dos municípios pólos do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD). Esse Conselho vai auxiliar a Coordenadoria de Enfretamento às Drogas nessa política trabalhada em todo o estado do Piauí, além de fazer parte do Conselho Estadual, que hoje busca fortalecer as ações voltadas principalmente para a prevenção,” revela.
“Ainda no Ministério da Justiça vamos tratar com o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas à respeito dos bens apreendidos nas ações de combate ao tráfico . Vamos trazer uma minuta para o estado e firmar com o Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público para que a gente possa recolher os bens do tráfico, levando a leilão aqueles processos que já foram tramitados e julgados e que esse dinheiro seja aplicado em Políticas Publicas sobre Drogas”, pontua.
A expectativa é a melhor possível, na opinião do coordenador, devido a boa receptividade na capital federal. “Toda vez que vamos a Brasília somos bem recebidos não só pelos parlamentares, como também pelos órgãos que tem convênios com o estado do Piauí. Somos bem vistos principalmente no tocante ao tratamento de dependentes químicos e somos citados como referência. O intuito é aumentar esses convênios e parcerias, trabalhando em conjunto com os governos estadual, federal e municipal e a sociedade civil organizada", finaliza.
Além de Sâmio Falcão, coordenador da CEDrogas, participam da reunião representantes do Conselho Nacional, Conselheiros Estaduais, representantes das Federações Norte e Nordeste das comunidades terapêuticas e alguns parlamentares da bancada federal do Piauí.