Um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou os trechos considerados mais críticos nacionalmente para direcionar as ações integradas e simultâneas. Em Teresina dois trechos entre mais perigosos do país. A BR-316 ocupa a oitava posição no ranking das rodovias com maior índice de acidentes e a BR-343, que liga a capital ao litoral do estado, está em 9º lugar.
Nesta nesta sexta-feira (12) a PRF iniciou a Operação Rodovida, que está em sua quarta edição. Essa é maior ação do ano de enfrentamento à violência no trânsito e se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2015, quando será feita uma pausa para a retomada no carnaval.
Segundo o inspetor Fabrício Loiola, o objetivo da ação é reduzir as mortes no trânsito no período do ano de maior movimento nas estradas. “Esses períodos, que concentram as festas e férias escolares são de intenso movimento nas estradas. A Operação Integrada Rodovida é um grande esforço envolvendo a União, estados e municípios com o objetivo de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. Ações simultâneas e conjuntas em locais e horários pré-definidos visam aumentar a presença e a disponibilidade dos órgãos públicos nas rodovias proporcionando segurança, conforto e fluidez”, disse.
O estudo considera os locais onde são registrados os maiores índices de acidentes graves, aqueles que resultam em morte ou ferimentos sérios. As ações da PRF, entretanto, não se restringem aos locais em que haverá o esforço conjunto, elas acontecerão ao longo de toda a malha viária federal com o foco voltado para as ultrapassagens proibidas e forçadas, buscando prevenir as colisões frontais.
A colisão frontal é o tipo de acidente mais violento e, apesar de não acontecer em grande quantidade (representa apenas 3% do total de acidentes nas BRs), quando ocorre tem consequências gravíssimas (34% das mortes decorrem de colisões frontais). De agosto de 2013 a julho de 2014, a PRF atendeu 178.285 acidentes, com 26.794 feridos graves e 8.446 mortes. Desses, 6.940 acidentes foram do tipo colisão frontal, causando a morte de 2.788 pessoas e lesionando outras 4.627 gravemente.
O endurecimento da Lei Seca já reflete resultados positivos nas rodovias federais. Durante o ano de 2012, antes da alteração da legislação, a cada 20 testes do '‘bafômetro’', a Polícia Rodoviária Federal flagrava um motorista dirigindo sob efeito de álcool. Em 2013, eram necessários 39 testes para multar ou prender um condutor e em 2014, até julho, a cada 43 testes, um indicava o consumo de bebida alcoólica. As mortes em acidentes causados pela embriaguez reduziram 11% de 2012 para 2013.
As motocicletas, motonetas e ciclomotores também serão alvo das fiscalizações. Análises da PRF indicam que os ocupantes desses veículos cada dia mais tornam-se vítimas da violência no trânsito. Com um crescimento exponencial da frota de veículos de duas rodas, chegando a ultrapassar os automóveis em algumas regiões, os índices de acidentes e mortes envolvendo as motos é preocupante.
Em três estados da região, Ceará, Piauí e Maranhão, a frota de veículos de duas rodas já ultrapassou a de automóveis. De 2003 até hoje a frota de motocicletas e motonetas aumentou 280% no país, passando de quase seis milhões para mais de 22 milhões. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento de 423,1% na região Nordeste e 416,5% na região Norte. Entretanto, a categoria não acompanhou o mesmo avanço tecnológico dos carros em relação aos itens de segurança.