O Ligue 180 registrou no primeiro semestre deste ano uma média de 179 relatos de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações sobre violência contra a mulher. O Piauí ficou com a segunda maior taxa de denúncias, com 44 ligações a cada 100 mil mulheres, perdendo apenas para o Distrito Federal, com 60 casos, e seguido por Goiás, com 35 registros.
O Ligue 180 é o telefone da Central de Atendimento à Mulher, um disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos que é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.
O caso mais recente de violência contra a mulher no Piauí foi registrado na cidade de União, quando um pai matou a facadas a própria filha na segunda-feira (30). Nesse mesmo crime o homem ainda matou o genro. De acordo com a polícia, a motivação seria porque o pai não aceitava que a filha reatasse o relacionamento.
Em Teresina, um dos casos que chocou a sociedade foi o da jovem de 16 anos baleada por dois tiros pelo próprio pai. O crime ocorreu no dia 26 do mês passado no bairro Morada Nova, Zona Sul da capital.
De acordo com Polícia Militar, foram pelo menos quatro disparos, sendo que dois acertaram a menina na perna e abdômen. A garota foi socorrida por um vizinho ainda consciente e levada ao Hospital de Urgência de Teresina. Por conta dos disparos, a garota perdeu um dos rins e o baço.