Publicada em 27 de Março de 2013 �s 11h14
Apesar das chuvas dos últimos dias, 195 municípios do Estado mantêm seus decretos de emergência por causa da seca. Na última semana choveu em praticamente todas as regiões, mas a água ainda é insuficiente para garantir o desenvolvimento de plantações.
As pequenas barragens construídas pelo Governo, por sua vez, estão acumulando água que será usada na alimentação animal em caso de prolongamento da seca. O governador Wilson Martins determinou à Secretaria Estadual da Defesa Civil que mantenha em funcionamento todos os programas assistenciais em andamento.
A previsão para este ano é de investimentos de R$ 10 milhões somente em caminhões-pipa, que garantem o abastecimento d’água das comunidades com maiores dificuldades de acesso ao líquido.
A Defesa Civil mantém mais de 200 caminhões no interior, contratados no ano passado, e à medida que os contratos vencem estão sendo renovados. “A determinação do governador é no sentido de que ninguém fique sem água, por maior que seja a distância”.
Além dos carros-pipa, o Governo investe na perfuração, recuperação e equipamento de poços tubulares, na desobstrução de barreiros e na construção de pequenas adutoras.