Aécio Neves e José Serra em encontro do PSDB
Imagem: Folha PressAécio Neves e José Serra em encontro do PSDB
Na noite desta sexta-feira (16), pela primeira vez desde que o senador Aécio Neves (MG) se consolidou como nome do PSDB para a disputa presidencial, o ex-governador José Serra (SP) participou de um compromisso da pré-campanha do mineiro.
Os dois chegaram juntos a um encontro regional do partido em Cotia, na Grande São Paulo. saiba mais Temem que eu volte, diz ex-presidente Lula em Sorocaba Em Paraisópolis, Campos diz que Brasil é vítima de Dilma Após reunião com PMDB, Temer anuncia que é pré-candidato a vice Aécio terá apoio do Solidariedade nas eleições Dilma lidera com 37% de intenções de voto; Aécio tem 20% Leia mais sobre Eleições 2014
O encontro público acontece em meio a especulações sobre a composição de uma chapa pura para as eleições deste ano, com Serra na vice de Aécio.
Ao chegar no evento, o tucano tratou do assunto com discrição. Afirmou que a decisão sobre a vice só sairá em junho e que é uma "honra para qualquer político do país aparecer ao lado de Serra".
Serra não falou com a imprensa e ainda não discursou no evento.
CHAPA
Nasceu de aliados de Serra a teoria de que o ex-governador seria um bom nome para a vice de Aécio. Entre os tucanos, o único consenso é de que o tema acabou por contribuir para que o clima entre Aécio e Serra venha se tornando menos tempestuoso. Os dois disputaram por anos o protagonismo político dentro do PSDB.
Em 2013, Aécio reuniu as forças mais significativas da sigla em torno de seu nome e consolidou sua candidatura à Presidência quase como unanimidade dentro do partido. Serra, que inicialmente se colocou na disputa e chegou a negociar deixar o PSDB pelo PPS para ser candidato, acabou ficando no partido, mas guardou distância da pré-campanha de Aécio.
Desde que as especulações sobre a composição de uma chapa puro-sangue com o mineiro começaram a aparecer, Serra se reaproximou. Esteve em jantar oferecido ao senador pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) e prestigiou uma feira de agronegócio na qual cruzou com Aécio durante um almoço. Mesmo com a reaproximação, a possibilidade de um acerto entre os dois ainda é considerada remota no PSDB.
A lista de possíveis vices de Aécio inclui representantes de outros três partidos. No PSDB, além de Serra, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) era tido como principal nome. Na última semana, no entanto, ele se envolveu em uma briga com um blogueiro do PT e foi criticado por seu temperamento. A deputada Mara Gabrilli (SP) também é a outra cotada no PSDB. Aécio deve anunciar seu vice até 14 de junho, data da convenção do PSDB.