Publicada em 26 de Maio de 2016 �s 16h00
Nesta quinta-feira (26), o governador Wellington Dias visitou a Escola Família Agrícola irmã Maria da Curz, da Fundação Santa Ângela, na cidade de Pedro II, localizada a 195 km ao norte de Teresina, a escola desenvolve o projeto "Alho Livre de Vírus" que produz a cultura de alto padrão e conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí. Além do governo do estado, são parceiros da inicativa a Prefeitura Municipal de Pedro II, o Serviço de opoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), a Embrapa e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA).
A escola trabalha com crianças e jovens que cursam do sexto ao nono ano do ensino fundamental e assistem as aulas de segunda a sexta-feira, todos são filhos de agricultores. Segundo a Coordenadora da Fundação Santa Ângela, Irmã Celina Paraíso, "o trabalho começou como obra em 1981 trazido pela nossa irmã que veio da Alemanha, Maria da Cruz, que dá nome a nossa escola e a partir de 1995, passamos a funcionar como Fundação, hoje a Escola Irmã Maria da Cruz conta com 130 alunos e ela é uma anexo da Escola Santa Ângela que tem mais 280 alunos", afirma Irmã Celina.
De acordo com o governador Wellington Dias iniciativas como a da escola "servem para proporcionar o ensino, a qualificação profissional e contribuir com o desenvolvimento na região da cidade de Pedro II", ressalta o chefe do executivo estadual. A gerente de agronegócio do Sebrae Piauí, Georgia Pádua, conta como surgia a ideia da produção de alho na região "começamos com um projeto de pesquisa na cidade de Picos, durante a pesquisa descobrimos que essa região de Pedro II e de Piripiri são propícias para o cultivo do alho, por isso, instalamos aqui esse projeto", informa a gerente do Sebrae.
O governador Wellington Dias reforça ainda a importância da cultura na região "com esse projeto de revitalização o alho livre do vírus queremos produzir aqui em Pedro II e exportar um produto de alta qualidade e deixar aqui um legado muito maior do que a cultura já tem deixado com o festival de inverno e como outras iniciativas que temos aqui na região", comenta Dias.