Publicada em 10 de Novembro de 2013 �s 16h56
Para comemorar o mês da Consciência Negra, a Coordenadoria Estadual da Juventude(Cojuv) em parceria com o grupo Coisa de Nêgo e a Casa de Compadre realizaram a Caravana da Juventude Quilombola, no município de Pedro II. O evento ocorreu nos dias 08 e 09 de novembro na Escola Técnica Angelina Mendes Braga e na Praça da Boneli e contou com a presença de representantes da cultura negra, além de autoridades.
O coordenador da Juventude, Plínio Dumont, ressaltou a importância do conhecimento do conjunto de manifestações culturais no Brasil, que vem sofrendo algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade e que os traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares, a dança, dentre outros.
A Caravana da Juventude Quilombola, projeto desenvolvido por esta coordenadoria, realizou uma apresentação de dança, música e religiosidade e ainda, enaltecendo a atividade, executou as oficinas afro de percussão, dança afro, serigrafia, estética negra e outras em que valorização da cultura negra contou com mais de 100 jovens participantes os quais receberam certificado valorizando ainda mais o currículo dessa juventude. O evento foi dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e ainda abordou temas como a inserção do negro no mercado de trabalho, a discriminação, identificação de etnias, moda e beleza negra.
A Cojuv buscou valorizar as políticas públicas de juventude do Piauí através de ações que enriquecesse a cultura negra no sentido de qualificação profissional e de inserção desses jovens na sociedade e como forma de engrandecer o evento neste sábado (09), a Caravana da Juventude Quilombola apresentou-se na praça Boneli juntamente com os jovens participantes das oficinas para uma mostragem dos resultados obtidos os quais atraíram um grande número de de visitantes. A atividade foi marcada com atrações regionais de Pedro II, autoridades do Estado e do município e a presença de um grande número de jovens