Publicada em 03 de Junho de 2013 �s 11h41
Em sua décima edição, o Festival de Inverno movimentou a cidade de Pedro II. Durante 4 dias de evento, o Governo do Estado do Piauí, através da Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedro II e a Casa de Compadre, realizarou ações sócioeducativas para os visitantes do Festival de Inverno.
O coordenador da Juventude esteve à frente da ação, que integrou a programação do evento. A equipe da Cojuv iniciou suas ações na quinta-feira (30), com a recepção aos turistas e ações de orientação na prevenção de acidentes de trânsito, além de promover um desfile de penteados afros, em uma tenda onde foram apresentados atividades de redução de danos. A Cojuv e a CEDrogas realizaram o trabalho de orientações sobre os danos causados pela drogas.
No dia primeiro de junho, o Grupo Cultural Coisa de Nêgo apresentou-se no Palco Tablado, na Praça Matriz, onde contagiou os visitantes do Festival de Inverno, com música e dança afro. “Foi muito gratificante perceber que as pessoas estavam animadas com a energia contagiante do grupo”, afirma Jorge Luís, integrante do grupo Coisa de Nêgo.
De acordo com Chiquinha Aguiar, uma das oficineiras de penteados afros, “fiquei feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, a procura foi muito grande e as pessoas ficavam maravilhadas com os penteados”, confirma. Essa foi uma oportunidade de disseminar a cultura negra entre os turistas que visitavam o estande da Coordenadoria Estadual da Juventude, que teve a intenção de promover ações preventivas de trânsito, álcool e outras drogas, além de fortalecer o turismo na região.