Viajar de ônibus para outros estados ou para fora do país ficou mais caro nesse mês de julho. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou todas as tarifas de transporte rodoviário interestadual e internacional em 7,7%. O aumento entrou em vigor na quarta-feira (1ª).
De acordo com a agência, os novos valores foram aplicados para manter o equilíbrio financeiro das empresas. Segundo Gleisson Barros, do Sindicato das Empresas de Passageiros, anualmente a ANTT aplica o reajuste nos serviços de transporte interestadual e por isso não houve surpresa.
"O aumento não é nenhuma surpresa. O valor calculado para esse ano foi de 7,7% sobre o valor do ano anterior. Como é um período de alta demanda, as empresas utilizam esse valor, que é o valor máximo, para poderem tirar o melhor resultado possível", disse.
Alguns passageiros foram surpreendidos com o aumento. "Isso é injusto para o passageiro, porque o salário não condiz com a realidade. O aumento do nosso salário anda é longe de acompanhar os aumentos", falou o professor João Alves Neto.
Apesar do aumento, os piauienses já começam registrar aumento nas viagens nesse mês de período. De acordo com a administração do Terminal Rodoviário Lucídio Portela, nesse mês de férias escolares o aumento da movimentação de passageiros já é de 30%.