Publicada em 10 de Junho de 2016 �s 11h20
Estudantes de todo o País terão uma semana a mais para se inscreverem na 13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O período de inscrições, que terminaria nesta sexta (10), foi prorrogado até 19 de junho em função de solicitações dos coordenadores estaduais do PJB.
O Parlamento Jovem Brasileiro simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados. Essa experiência possibilita melhor compreensão acerca do Poder Legislativo e educa para a participação e a cidadania. As escolas são parceiras do programa não só na divulgação, mas também no apoio e na orientação dos alunos interessados em participar.
O Piauí teve representantes em todas as edições do PJB. Em 2015, dois estudantes representaram o estado e a aluna Viviane Gomes de Aguiar, da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, foi a selecionada na rede estadual de ensino.
Viviane tentou participar duas vezes do PJB. Em 2014, passou na fase estadual, mas na fase federal foi desclassificada. Em 2015, Viviane inscreveu o projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre o apoio financeiro de empresas privadas a projetos educativos, esportivos, culturais e artísticos nas escolas públicas de educação básica de todo o país e teve o trabalho selecionado entre os 1.785 mil projetos inscritos.
A estudante, que hoje é aluna do curso técnico de música do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) e do curso de bacharelado em Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), ressalta que, para haver mudança na política brasileira, é necessária a participação popular.
“A política precisa da participação do povo. Eu senti isso quando estive em Brasília por meio do Parlamento Jovem Brasileiro e convivi com os deputados federais. Passei a pesquisar sobre o trabalho dos parlamentares. E como o mandato que assumimos é de um ano, comecei a visitar as escolas e fazer palestras para estimular os alunos a participarem do projeto e eles têm se mostrado empolgação com a ideia”, destacou Viviane Gomes.
A escola Nossa Senhora da Paz tem bom histórico de participação no PJB. Em cinco anos, cinco alunos tiveram seus projetos de lei selecionados. “O PJB é um dos projetos mais vislumbrantes para a formação da cidadania juvenil tendo em vista seu aspecto pedagógico no campo da política, pois contribui significativamente para uma conscientização sobre a importância da participação política proporcionando uma visão mais crítica e estimulando o protagonismo juvenil neste setor”, ressaltou Rubens Portela, professor orientador do PJB na U.E. Nossa Senhora da Paz.
A edição 2016 do PJB será entre os dias 21 e 25 de setembro, na Câmara dos Deputados. Para se inscrever, é preciso ter entre 16 e 22 anos e estar matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio, em escola pública ou privada. Os estudantes devem elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.