Publicada em 23 de Fevereiro de 2016 �s 14h51
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), iniciou o ano letivo e abriu novas turmas em mais quatro cidades piauienses. A modalidade já está presente em 29 municípios, em 2016 o Parfor chegou a Anísio de Abreu, Água Branca, Beneditinos e Castelo do Piauí.
O Parfor é um programa do governo federal, mantido pelo Ministério da Educação e gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), executado pelas instituições de ensino superior em parceria com o Estado e os municípios. Do Parfor/Uespi, só este ano sairão formados mais de três mil alunos.
Em 2016, o Parfor recebeu como novo coordenador geral o professor especialista Marivaldo de Oliveira Mendes, que durante os meses de janeiro e fevereiro realizou diversas visitas junto aos coordenadores de curso, nos municípios de atuação do Parfor, com o objetivo de aproximar a gestão geral das municipais para garantir a qualidade no campo da formação de professores.
Segundo o novo coordenador geral, o desafio é garantir que o programa continue com êxito e qualidade nos 29 municípios onde já atua. “Apesar da nova gestão, em nenhum momento iremos quebrar o desenrolar do processo de construção pedagógica que já vem sendo utilizado em anos anteriores. Eu já fazia parte da equipe como assessor financeiro e agora continuamos a apoiar todas as atividades junto a nossa coordenação adjunta”, afirma Marivaldo Mendes.
Sobre as visitas às coordenações locais, o novo coordenador Marivaldo de Oliveira Mendes, frisou que o sucesso do programa se dá pela interação e sintonia entre a IES, coordenações locais, prefeituras e nossos alunos. ”As nossas diretrizes estão voltadas para perspectiva de organizar e planejar as atividades, sejam elas de ensino ou de extensão, de forma que se consiga garantir a formação desses novos professores em nível superior na sua área de atuação, com excelência e melhoria na educação de todo o estado do Piauí”, conclui.