Publicada em 18 de Junho de 2014 �s 09h40
Abrir o próprio negócio e garantir a renda é o sonho de muitos jovens. Com as pessoas com deficiência (PCD) não é diferente. Agora, o público ganhará o suporte necessário para a concretização de suas ideias e o ingresso no mundo do empreendedorismo através da parceria firmada entre a Secretaria de Inclusão para a Pessoa com Deficiência (Seid) e Associação dos Jovens Empresários (AJE).
Assinado durante reunião realizada nesta terça-feira (17), o termo de parceria tem por objetivo fomentar, por meio de palestras, reuniões, conferências, eventos, visitas técnicas e cursos de qualificação, a discussão e aplicação de metodologias para a inclusão e melhoria da condição da pessoa com deficiência no mercado de trabalho na qualidade de empregado e, principalmente, de empreendedor individual no Estado do Piauí.
O primeiro passo, segundo a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, é fazer um mapeamento para saber quais os melindres do mercado de trabalho. “Precisamos conhecer o perfil qualitativo e quantitativo de quem emprega as PCDs, bem como os empregados. A partir daí poderemos contribuir para dinamizar o desenvolvimento de projetos produtivos e a sensibilização junto ao empresariado local quanto à empregabilidade dessas pessoas”, esclareceu.
Ainda de acordo com a gestora, uma opção aos subempregos aos quais as pessoas com deficiência acabam por ser submetidas é o empreendedorismo e a parceria incentivará os jovens na iniciativa. “A AJE possui uma extensa experiência nessa vertente de trabalho e pode prestar orientações e assessoria na identificação de oportunidades de negócios, dizendo o que fazer, como fazer e de que maneira obter resultados positivos”, disse.
Para o presidente da AJE, Diego Oliveira, existe mercado e espaço para as PCDs, mas é preciso que haja uma sensibilização. “O maior foco deve ser a conscientização do empresariado e da sociedade quanto à capacidade dos jovens com deficiência. Vamos levar o empreendedorismo como uma alternativa de inclusão dessas pessoas no mercado aos mais diversos eventos e alcançar visibilidade”, sugeriu o jovem empresário.
Na reunião, o representante da Associação de Jovens Empresários propôs ainda que algo voltado ao empreendedorismo digital, que é uma área de grande interesse dos jovens, seja elaborado e finaliza o encontro mostrando-se animado com a nova parceria. “Acho que no Piauí, o empreendedorismo para os jovens e pessoas com deficiência nunca havia sido pensando antes”, afirmou o presidente.
Estiveram presentes ainda na assinatura do termo, o vice-presidente da Associação dos Surdos de Teresina (Aste), Marcos Patrício, a representante da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Maria José, o presidente do Centro Social Juventude Independente do Santa Maria da Codipi (Jismac), Francisco Pereira, e os representantes da Seid, Marta Amorim e Humberto Cronemberger.