Publicada em 19 de Agosto de 2015 �s 08h33
A Secretaria da Justiça do Piauí, a Prefeitura de Altos e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram, nesta terça-feira (18), Termo de Cooperação e Assistência da Atenção Básica à Saúde nas unidades prisionais daquele município, a Colônia Agrícola Major César Oliveira e a Casa de Detenção Provisória, por meio da adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (Pnaisp).
Com isso, de acordo com Agatha Knitter, coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria da Justiça, "serão garantidos investimentos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para a implantação de equipes da Estratégia Saúde da Família nessas unidades penitenciárias, organizando o fluxo de atendimento à saúde dos internos pelo Sistema Único de Saúde".
O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, destaca que o convênio amplia ainda mais a política de humanização do sistema penitenciário piauiense, garantindo acesso dos internos à atenção básica à saúde. "É um direito deles e nós estamos trabalhando para garanti-lo. Isso reforça o nosso trabalho de humanização, voltado para a recuperação dos internos e a ressocialização", pontua.
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, avalia que o Termo de Cooperação traz benefícios significativos à população carcerária das duas unidades penitenciárias, sobretudo no sentido da recuperação social. "Uma das nossas principais preocupações e, portanto, prioridade, é a saúde dos cidadãos, e isso inclui também os detentos. Essa iniciativa vai, sem dúvida, melhorar o trabalho de ressocialização", diz a gestora.