Publicada em 14 de Junho de 2014 �s 16h20
Promover a inclusão através da arte. Esse é o objetivo da Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), que firmou parceria com o projeto “Música para Todos” do Instituto Cultural Santa Rita. O termo foi assinado na noite desta sexta-feira (14) na sede do projeto, na Avenida Pedro Almeida.
A inclusão será ofertada através da divulgação do Música para Todos, incumbência determinada à Seid. “Iremos fazer a mobilização das Pessoas com Deficiência e entidades de apoio à causa para promover uma maior participação deste público no projeto. Nos comprometemos a ser o elo entre o jovem e o projeto, pois eles querem aprender, mas não sabem onde procurar”, esclarece a secretária Larissa Maia.
De acordo com o coordenador geral do projeto Música para Todos, Luís Sá, para que haja inclusão é necessário que todos sejam tratados de forma igualitária. “Não existem turmas específicas para as pessoas com deficiência e as ditas normais. As regras também são as mesmas para todos. Eles precisam levar o curso a sério e se dedicar. Acreditamos que inclusão é isso”, diz o coordenador.
Na assinatura do termo de parceria, uma apresentação musical preparada pelos alunos do projeto empolgou a secretária de Inclusão, que está animada com a iniciativa. “O projeto nos ensina que quando persistimos, conseguimos ir além. A música é um mecanismo incrível de inclusão e é por meio dela que iremos promover a integração necessária entre os jovens”, finalizou a gestora.
Projeto Música para Todos
O projeto Música para Todos é um movimento de Arte-Educação através da música. Fundado em maio de 1999, atende prioritariamente crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino básico, além de jovens, adultos e idosos do município de Teresina e cidades vizinhas.
São oferecidos cursos de música para o público de variada faixa etária visando o desenvolvimento da expressão artística, auto-satisfação e prazer estético. O Projeto Música Para Todos trabalha em três modalidades de ensino: os Cursos Livres, a Iniciação Musical e o Curso Técnico em Instrumento Musical.
Para participar e se ver envolvido no mundo da música, os interessados precisam ter mais de 13 anos, comparecer à sede do Projeto Música Para Todos e preencher uma ficha de inscrição com seus dados. Nela, irá descrever parte da sua experiência musical (ou a ausência dela), e alguns critérios. Após a inscrição, o jovem é direcionado à lista de espera. Ao ser chamado, precisa comparecer à sede da escola munido de cópia de identidade ou da certidão de nascimento, número do PIS ou do Bolsa Família, caso seja beneficiado. Se for menor de idade, a matrícula só poderá ser realizada na presença do pai ou da mãe, que também deverão comparecer com a documentação.