Parceira da Prefeitura...
O projeto é do MEC, executado pelo município, que tem o apoio de técnicos da Universidade Federal
A Prefeitura de Teresina executa nova metodologia, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semec), para dotar os professores de novos conhecimentos na área tecnológica, o que vem sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). É o que ocorre com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), experiência piloto que está em pleno andamento na Escola Municipal Galileu Veloso, bairro Alto Alegre, zona Norte da capital, com a previsão de ser ampliado em curto espaço de tempo para outros estabelecimentos escolares do município.
Para se integrarem ao projeto, diretores, professores e agentes nele envolvidos passam por um processo de capacitação para o manejo desta nova ferramenta tecnológica, aplicado pela UFPI, por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). O projeto UCA é do Ministério da Educação (MEC), envolvendo os Institutos Federais de Ensino Superior, como ocorre no Piauí em relação à UFPI, e os governos estaduais e municipais.
"É um desafio empolgante e que estamos determinados a superá-lo, levando para cada aluno do Ensino Fundamental das 304 escolas da rede municipal essas ferramentas da educação. São horizontes que se descortinam para essas crianças, que agora vivem a realidade de um sonho em poder crescer em condições de disputar seu espaço no mercado do conhecimento avançado e da tecnológica evolutiva", disse o prefeito Elmano Férrer. Segundo ele, essa parceria com o MEC vai fortalecer ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal e esse apoio da UFPI na aplicação dessa tecnologia enriquece os professores como multiplicadores desse conhecimento tecnológico.
O projeto UCA, instituído pelo MEC, tem a intenção de oferecer aos alunos da rede pública maior inclusão das novas tecnologias com utilização das ferramentas digitais, permitindo que cada estudante tenha seu próprio laptop para desenvolver atividades em sala de aula. Essa iniciativa pretende ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.
O secretário da Semec, Paulo Machado, assegura que esse é um projeto perfeitamente realizável e que esse mecanismo será levado para todas as escolas do município, com o apoio da área do CEAD da UFPI. "Começamos pela Galileu Veloso pelo excelente resultado alcançado nas notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que, aliás, é um dos requisitos para garantir a implantação do sistema, mas estamos determinados a contemplar todas as outras escolas, porque essa é uma determinação do prefeito Elmano Férrer", assegura.