Daniela Mercury será a grande atração da 12ª Parada da Diversidade em Teresina, realizada pelo Grupo Matizes, neste domingo (25). Além da cantora baiana, o evento terá apresentação de bancas locais, DJs e performances artísticas. É aguardado público de 100 mil pessoas.
A concentração da Parada será às 16 horas em frente à Potycabana, onde haverá rituais de religiões de matriz africana. A passeata com cadeirantes abrirá o evento, que terá a participação, ainda, de diversos grupos de movimentos sociais.
A passeata percorrerá a Avenida Raul Lopes, da Potycabana até o Complexo Cultural Ponte Estaiada, onde se encerrará com as apresentações artísticas. O evento deve atrair cerca de cem mil pessoas de todo o Piauí e de outros estados do nordeste.
“A Parada é muito significativa para nós, pois representa a constante luta que travamos em favor da população LGBT e de todas as minorias sociais que querem mais apoio e mais políticas públicas”, ressalta Marinalva Santana, destacando que, este ano, o evento deve ser o maior da história do Piauí.
A 12ª Parada da Diversidade é uma atividade que faz parte da 9ª Semana do Orgulho de Ser, que acontece entre os dias 25 a 30 de agosto. O tema da Semana é “Políticas Públicas e Cidadania: Avanças Desafios” e terá uma programação bastante diversificada com palestras, debates, mesa redondas, lançamentos de livros. Todas as atividades serão gratuitas.
STRANS garante ônibus
Em reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e o Grupo Matizes, o superintendente Pang Yen Hsiao se comprometeu em disponibilizar linhas extras de ônibus coletivos para a Parada da Diversidade.
No dia do evento, a Avenida Raul Lopes será fechada nos dois sentidos às 15 horas. O tráfego de veículos estará liberado, portanto, nas pontes Juscelino Kubitschek e Estaiada.
Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) vai disponibilizar duas linhas de ônibus gratuitas para as pessoas que vão prestigiar o evento. As linhas sairão às 14 horas - uma do bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, e outra do Quilômetro 7, zona Sul da capital, retornando após o encerramento da Parada.