Projeto Piauí Vencedor.
Para incentivar os esportes e enfrentar as drogas começa na quarta-feira o Projeto Piauí Vencedor
Efrém Ribeiro
Da Editoria Geral
Socorro Cruz
Do Olé
Começa na próxima quarta-feira, no Ginásio Dirceu Arcoverde (Verdão), no centro de Teresina, o Projeto Piauí Vencedor, desenvolvido pelo Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, para enfrentar a violência e o avanço das drogas no Estado.
O projeto nasceu da preocupação de que apesar do Piauí ser o Estado com menor número de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, em 1997, a taxa de homicídios era de 6,1 para cada grupo de 100 mil habitantes e dez anos depois, em 2007, essa taxa passou para 14,4 para cada grupo de 100 mil habitantes, um aumento de 236%.
Entre os jovens de 15 a 24 anos de idade, a taxa de homicídios em 1997 no Piauí era de 9,9 para cada grupo de 100 mil habitantes e passou para uma taxa de 19,8 para cada grupo de 100 mil habitantes, o que significa que mais do que dobrou os assassinatos de jovens e o secretário estadual de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, afirma que 90% dos crimes no Estado estão relacionados com as drogas.
O Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte e a organização não-governamental Fazenda da Paz já tinha desenvolvido em junho do ano passado em todos os seus veículos – Rede Meio Norte, Jornal Meio Norte, Portal Meio Norte e Rádio Meio Norte – a campanha “Crack – O Começo do Fim”, que terminou com uma caminhada da Avenida Frei Serafim até a Câmara dos Vereadores, que se tornou referência para várias caminhadas realizadas posteriormente contra o crack e em referência nacional de como veículkos de comunicação e sociedade podem se unirem para o combate às drogas.
Para oferecer esporte, saúde, lazer e inclusão social está sendo desenvolvido o Projeto Piauí Vencedor, que vai fazer a cobertura, ao vivo pela Rede Meio Norte, em tempo real pelo Portal Meio Norte e com reportagens do Jornal Meio Norte, da maior competição escolar do Piauí, os Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEP’s), que este ano chega à oitava edição.
Os jogos serão abertos oficialmente no Ginásio Verdão e são considerados a maior vitrine do esporte estudantil do Estado, reunirá 15 mil de alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos (infantil) e de 15 a 17 anos (infanto).
O diretor comercial do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Carlos Vilar Campos, disse que o Projeto Piauí Vencedor é mais uma iniciativa do Sistema Meio Norte e do Governo do Estado para combater as drogas.
“O objetivo é buscar nos esportes a grande saída para evitar que a juventude caminhe para as drogas”, falou José Carlos Vilar.
Ele afirmou que o Projeto Piauí Vencedor começa com a transmissão dos JEPEP´s, no Verdão, com o esportes dentro da escola.
“É uma forma de tirar a juventude da rua e incentivar as práticas esportivas. Aos domingos, o Sistema Meio Norte estará divulgando as competições dentro das escolas estaduais, com transmissão ao vivo pela Rede Meio Norte. Todo o sistema estará envolvido- a rádio, o jornal, o portal, a Rede Meio Norte, que vai transmitir ao vivo o início da primeira etapa na quarta-feira”, explicou José Carlos Vilar.
O secretário estadual de Educação, Átila Lira, afirmou que o Projeto Piauí Vencedor com o fomento ao esporte é uma prioridade da Secretaria Estadual de Educação para que os alunos estejam envolvidos na prática esportiva.
“Vamos usar o esporte como ferramenta da sociedade e da educação do jovem para combater as drogas com práticas esportivas”, falou Átila Lira.
Segundo ele, a ideia é que nos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses formem atletas para que representem o Piauí nos Jogos Estudantis Nacionais e nas Olimpíadas de 2016.
“Queremos que os jogos formem atletas que possam competir e conseguirem resultados positivos para o Piauí e o Brasil nas Olimpíadas”, declarou Átila Lira.
Os JEPEP’s 2011 contará com a participação dos representantes legais das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE´s), selecionados em uma etapa anterior, coordenada pela Supervisão de Educação Física da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC).
Nos JEPEP’s serão disputadas as modalidades de atletismo, handebol, basquetebol, voleibol, futsal, xadrez e tênis de mesa. O objetivo destes jogos é selecionar equipes e atletas para competirem nos Jogos Escolares Piauienses (JEP’s), que serão realizados em julho pela Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), de onde sairão os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras Infantil e Infanto a serem promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Vale ressaltar que JEPEP’s, a ser realizado pela SEDUC, ao longo dos anos, está se tornando um instrumento para a prática da cidadania, como também, para o crescimento e desenvolvimento de alunos e professores da rede pública estadual de todo o Piauí. A pretensão do governo do Estado, através da SEDUC, é dar continuidade a esse importante projeto sócio-educativo, valorizando o ensino e a prática do desporto educacional nas escolas da rede pública estadual piauiense, tendo em vista os benefícios referentes aos respectivos princípios que promovem a interação e o exercício de cidadania.
A SEDUC propõe a realização dos JEPEP’s por entender que as vivências de cada etapa, por parte da comunidade escolar, exigem dos participantes a integração, solidariedade e cooperação, além de desenvolver princípios éticos e o espírito competitivo saudável.
Os jogos ainda promovem a inclusão social através do esporte, oportunizando a milhares de jovens e adolescentes a participarem de eventos local e nacional. Além disso, ainda é um grande revelador de talentos em diversas modalidades esportivas.
O Piauí tem diversos atletas que forem descobertos através dos jogos escolares. É o caso da judoca olímpica, Sarah Menezes, que iniciou a carreira encantando o Piauí e o Brasil em suas participações nestas competições do segmento estudantil. Foi nestes eventos que ela teve seu talento reconhecido e se tornou atleta de alto rendimento. Atualmente é a quarta melhor judoca do mundo com perspectivas de fazer a sua segunda participação em Jogos Olímpicos em Londres 2012. A primeira foi em Pequim em 2008.
José Carlos Vilar e Átila Lira afirmam que o incentivo aos esportes e com a transmissão ao vivo pela Rede Meio Norte os novos talentos terão visibilidade e as escolas passarão a atrair a sociedade e os pais dos alunos se refletindo na qualidade do ensino e da formação dos estudantes.
O Projeto Piauí Vencedor vai até desenvolvido até dezembro.