A cor verde tomou conta da iluminação da Ponte Estaiada e do Palácio de Karnak na noite de Teresina em homenagem à Defensoria Pública. A iluminação marca o transcurso da Semana Nacional da Defensoria Pública, de 13 a 18 deste mês de maio e o Dia do Defensor Público, comemorado dia 19. A cor verde representa a esperança e referencia a Instituição, que é voltada para garantir o acesso à Justiça de forma eficaz às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Dia do Defensor Público homenageia Santo Ivo, franciscano francês que ficou conhecido pelo seu conhecimento em direitos e por se estar sempre ao lado dos mais pobres.
“Não é por acaso que a cor adotada pela Defensoria Pública é o verde. É a cor símbolo da esperança. Esperança por uma sociedade mais justa, mais solidária e fraterna, na qual as conquistas sociais se sobressaiam e beneficiem cada vez mais os que delas necessitam. Para isso trabalhamos todos os dias”, afirma a subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que coordena a Semana da Defensoria no Piauí.
O defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, também ressalta a adoção do verde na iluminação do Palácio de Karnak e da Ponte Estaiada. “Ver a cor verde, símbolo da Defensoria Pública, iluminando dois pontos de relevância na capital é para nós uma representatividade de grande significado. É como se o Piauí se vestisse de verde para destacar o trabalho da Defensoria. Somos, na maioria das vezes, a única esperança para os mais vulneráveis, que necessitam de uma Justiça célere e eficaz. Ver o Karnak iluminado de verde e saber que também a Ponte Estaiada adotou essa iluminação, é motivo de grande satisfação para todos que fazemos a Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirma Erisvaldo Marques.
Autoria: Ângela Ferry