As missas do Centro Pastoral Padre VI, localizada no centro de Teresina, se tornaram mais acessíveis em 2019 para os fiéis surdos com a chegada de Francisco Aquino, o padre mais recém-ordenado do Piauí. Há cerca de seis meses, o padre começou a celebrar missas em Libras e, até mesmo, matrimônio.
As chamadas missas do silêncio acontecem todo segundo e quarto domingo do mês. Anteriormente, nas celebrações tinham apenas intérpretes de libras, mas, a partir de agora, os surdos são os protagonistas.
“Todo segundo e quarto domingo de cada mês, no Centro Pastoral Padre VI, nós realizamos missas totalmente em libras. Assim que eu me ordenei padre, nós começamos com as chamadas missas do silêncio. Seis anos atrás, nas missas havia apenas os intérpretes. Depois que me ordenei padre, agora os surdos que fazem a leitura e ainda há um intérprete de voz para as pessoas que ainda não entendem libras”, comentou.
Wanderson Thiago Siqueira e Shirley Lima Oliveira — Foto: Pablo Ferreira
Além das missas, o padre Francisco Aquino também já celebrou o primeiro casamento em libras no Piauí. O matrimônio de Wanderson Thiago Siqueira e Shirley Lima Oliveira aconteceu no dia 28 de dezembro de 2019.
“Duas pessoas surdas viveram o sacramento do matrimônio no final do ano passado. Foi um casal de jovens, foi tudo muito bonito. Aconteceu na Paróquia Santa Teresinha, no bairro Dirceu, Zona Sudeste de Teresina. Nesse ano, terá um novo casamento que irei celebrar. A data ainda não foi definida”, acrescentou.
A noiva, Shirley, disse que é muito importante a igreja ter o intérprete ou a missa com o padre utilizando libras. Segundo ela, isso ajuda na compreensão, para que pessoas como ela não fiquem de fora da celebração e também não ficar como algo que eles não estejam participando.
Em 2020, as missas do silêncio retornarão no dia 9 de fevereiro.